Brasil

O perfil das vítimas de assassinato no Brasil

Projeção do Atlas da Violência do Ipea revela que Alagoas é o estado mais violento do Brasil. Veja mais detalhes no infográfico.


	Homicídio no Brasil: em 2014, quase 60 mil pessoas foram assassinadas no país
 (Getty Images)

Homicídio no Brasil: em 2014, quase 60 mil pessoas foram assassinadas no país (Getty Images)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 24 de março de 2016 às 11h13.

São Paulo – De acordo com a projeção do Atlas da Violência 2016, do Ipea,  o Alagoas é o estado mais violento do Brasil. 

O estudo, feito com base em dados de 2014, indica que de cada 100 mil alagoenses, 63 foram mortos no período. Dez anos antes, a taxa de assassinatos no estado era de 33,9 mortes a cada grupo de 100 mil – o que revela um aumento de 85,8% em uma década.

O estado não está sozinho no pico de violência. Segundo o levantamento, a evolução de homicídios ao longo de dez anos no Brasil foi expressiva. “Desde 2004, enquanto oito unidades federativas lograram diminuição em suas taxas, em outros seis estados o aumento das taxas foi superior a 100%”, diz o relatório. 

Já a proporção nacional de óbitos por homicídio é mais frequente na faixa etária de 15 a 19 anos, diz o levantamento do Ipea feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Na análise do Instituto, existe uma forte relação entre a escolaridade dos jovens indivíduos e o número de assassinatos. “O indivíduo com até sete anos de estudo possui 10,9 vezes mais chances de ser assassinado no Brasil do que outro indivíduo com o nível superior”, descreve o texto. 

Para o Ipea, o investimento em educação é o melhor escudo contra os homicídios no país. 

Entre os adolescentes, a taxa de homicídios é de 37,5 jovens mortos para cada 100 mil em 2014 - um aumento de 18% com relação a 2004. 

Alagoas também é líder no ranking com maior número de negros mortos no país: são 82,5 pessoas mortas a cada 100 mil. “Justo na terra de Zumbi dos Palmares, para cada não negro assassinado, outros 10,6 negros eram mortos, em 2014”, diz o estudo. 

Veja mais detalhes no infográfico abaixo.

//e.infogr.am/js/embed.js?ML0

Acompanhe tudo sobre:AssassinatosCrimeHomicídiosIpeaMortesViolência urbana

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP