Brasil

Novo ministro do STF será escolhido este mês, diz Cardozo

Essa é a primeira vez que o Executivo dá uma informação concreta sobre o processo seletivo


	O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo: após ser indicado pela presidente Dilma, o nome do ministro ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário da Casa.
 (Marcelo Camargo/ABr)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo: após ser indicado pela presidente Dilma, o nome do ministro ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário da Casa. (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 16h05.

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (17) que o processo de escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) está em fase final. De acordo com ele, o nome indicado pela presidente Dilma Rousseff deverá ser conhecido ainda este mês. Essa é a primeira vez que o Executivo dá uma informação concreta sobre o processo seletivo.

O novo ministro preencherá a vaga deixada por Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente em novembro do ano passado ao completar 70 anos. Desde então, houve muita especulação sobre possíveis nomes.

Mesmo anunciando que o processo está em fase final, Cardozo preferiu não dizer se ainda há candidatos a serem entrevistados. A escolha do novo ministro pode influenciar diretamente o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Dependendo da data da escolha, ele poderá participar do julgamento dos recursos.

Geralmente, o prazo entre a indicação e a posse é cerca de um mês. Após ser indicado pela presidente Dilma, o nome do ministro ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário da Casa. Com a confirmação, começam os preparativos de cerimonial no STF.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaSupremo Tribunal Federal (STF)Ministério da Justiça e Segurança Pública

Mais de Brasil

Aeroportos brasileiros superam 120 milhões de passageiros em 2025

STF torna ré mulher que hostilizou Flávio Dino em avião no Maranhão

São Paulo avança para estrear modelo inédito de licitação no Brasil

Cerca de um terço dos cursos de medicina do país tiveram desempenho ruim no Enamed