Santos - O capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo , Marcos Palumbo, disse que a equipe deve permanecer por alguns dias no local onde caiu um avião, na manhã de hoje (13), em Santos (SP). De acordo com ele, foram detectados destroços da aeronave em 13 pontos, o que dificulta a localização e retirada dos corpos das vítimas e também da caixa-preta. Entre os passageiros, estava o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Até o momento, nenhum corpo foi localizado ou retirado do local.
O Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Guarujá (SP). Nenhuma das sete pessoas que estavam a bordo sobreviveram, segundo o capitão.
“A previsão é de muito trabalho para buscar os corpos das vítimas e a caixa-preta. Será um trabalho exaustivo, possivelmente devemos passar alguns dias aqui”, disse à Agência Brasil.
O capitão disse ainda que os bombeiros vão trabalhar dia e noite. No total, 45 homens estão no local. O avião atingiu casas, academias e lojas comerciais. “É um local que está muito prejudicado tendo em vista a grande amplitude do impacto da aeronave”.
O técnico em instrumentação, Sérgio Shiroma, que mora em um prédio atingido pelos destroços da aeronave, relatou o momento do acidente. A avó dele e uma minha tia estavam em das casas mais afetadas pelo acidente. “Foi só uma escoriação e o susto. Na hora, ouviram o barulho e a pancada, porque os escombros bateram nas costas da minha tia. Depois, elas não lembram de mais nada por causa do choque”, disse, acrescentando que o avião caiu no fundo da casa da avó, que tem Alzheimer, e destruiu o telhado.
No momento do acidente, o técnico estava no prédio onde mora com a namorada. “Foi um barulho muito forte. Nunca vi nada igual. Foi um tremor. Achei que o prédio ao lado estava caindo. Estava com minha namorada e saímos correndo. Eram muitos destroços, muito vidro e até cortamos o pé”, contou, que voltou ao apartamento para buscar itens básicos e vai ficar em casa de parentes. O prédio está interditado por tempo indeterminado.
A moradora Júlia Nagamini, tia de Sérgio, disse que a casa da mãe está totalmente destruída. Segundo ela, a mãe e a irmã que estavam no local “viram um clarão e ouviram um barulho”.
Outro morador, Wilson Santos, que mora a 80 metros do local do acidente, contou o que ocorreu: “Foi um barulho muito grande na hora da explosão saí na janela e tinha muita gente correndo e muita fumaça. Fui tentar ajudar as pessoas de alguma forma na academia. Tinha gente machucada, mas com ferimentos leves porque pegou do lado”.
-
1 /19(REUTERS/Paulo Whitaker)
São Paulo -
Eduardo Campos , candidato do
PSB à presidência da República,
morreu hoje em um
acidente de avião em Santos, litoral de São Paulo. O acidente aconteceu em área residencial no bairro do Boqueirão. Segundo a Aeronáutica, o avião saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de janeiro, em direção ao Guarujá. A aeronave não aterrissou por conta do mau tempo. O ex-governador tinha 49 anos e viajava com sua equipe para participar de evento. Os sete tripulantes do jatoCessna morreram durante a queda.Pelo menos outras cinco pessoas que estavam em terra também ficaram levemente feridas.Assustados com o acidente, os moradores da região foram os primeiros a publicar fotos nas redes sociais.
*Matéria atualizada às 18h45 -
2 /19(Nara Assunção/ Jornal Boqnews)
Telhado de casa no bairro do Boqueirão, em Santos, ficou destruído ao ser atingido por estilhaços da aeronave.
-
3 /19(Reprodução/Facebook Tássio Ricardo)
Incêndio tomou conta do local onde caiu a aeronave Cessna 560XL, que transportava o candidato Eduardo Campos (PSB) e sua equipe.
-
4 /19(Nara Assunção/ Jornal Boqnews)
-
5 /19(REUTERS/Paulo Whitaker)
Membros da Aeronáutica recolhem destroços da aeronave. Peritos realizaram buscas no local durante toda a tarde.
-
6 /19(Reprodução/Facebook Tássio Ricardo)
O internauta Tássio Ricardo fotografou a cena do acidente, em uma academia em Santos (SP).
-
7 /19(Paulo Whitaker/Reuters)
Até o fim da tarde de hoje, a caixa preta do avião ainda não havia sido recolhida.
-
8 /19(Reprodução/Facebook Tássio Ricardo)
Imagem mostra fumaça de acidente em Santos, litoral paulista, postada no Facebook pelo usuário Tássio Ricardo.
-
9 /19(REUTERS/Paulo Whitaker)
Equipe da Perícia faz buscas em área também atingida por destroços. Com a colisão, o avião se dividiu em muitos pedaços.
-
10 /19(Reprodução/Twitter @obviouziall)
Foto do usuário @
obviouziall no Twitter mostra forte fumaça no local do acidente.
-
11 /19(Reprodução/Twitter @geraldosilva239)
Usuário do Twitter
Geraldo Silva postou uma foto do acidente visto de sua janela.
-
12 /19(Reprodução/Twitter Adalgiza vieira @adalgizavieirad)
A internauta
Adalgiza Vieira postou esta foto no Twitter às 12h54 de hoje com a seguinte legenda: "Que Deus abençoe a todos"
-
13 /19(Reprodução/Twitter Vinicius Mendes @Comando_SP)
Usuário Vinícius Mendes também fotografou o acidente visto do alto.
-
14 /19(Reprodução/Twitter Gilton Ma (@gilton_))
Gilton Ma (@gilton_) publicou essa foto com a legenda: "Eduardo Campos morre em acidente aéreo em Santos. Que Deus conforte a família".
-
15 /19(Reprodução/Twitter Gyermo (@_Gyermo))
Gyermo (@_Gyermo) também postou foto do local onde jato de Eduardo Campos caiu, em Santos, na manhã de hoje.
-
16 /19(Reprodução/Twitter Bruno Secco (@brunosec))
Usuário Bruno Secco (@brunosec) estava perto do local no momento em que aeronave caiu. Ele narra: "Ouvi um barulho há pouco, aqui perto de casa. Um barulho de batida. Começam a surgir boatos de que caiu um monomotor perto. A confirmar." Depois, posta: "Uma aeronave Cessna 560XL caiu na Rua Vahia de Abreu, aqui em Santos. Estive no local do acidente agora há pouco."
-
17 /19(REUTERS/Paulo Whitaker)
Visão aérea de estragos provocados na vizinhança pelo acidente.
-
18 /19(Nara Assunção/ Jornal Boqnews)
Polícia interdita quintal de casa que também sofreu estragos com a queda do avião.
- 19. Veja também, a trajetória política de Eduardo Campos
19 /19(PSB/Divulgação via Fotos Públicas)