Brasil

"Na maioria dos vetos, o governo saiu vitorioso", diz Randolfe Rodrigues sobre sessão na Câmara

Deputados se reuniram para analisar decisões; veto na lei das "saidinhas" foi derrubado

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 29 de maio de 2024 às 06h33.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou na noite desta terça-feira, 28, o que "o governo saiu vitorioso" na maioria dos vetos, após a sessão conjunta dos parlamentares nesta terça-feira, 28.

As declarações ocorreram após o Congresso ter derrubado o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as saídas temporárias de presos do regime semiaberto e mantido o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro a um item da Lei de Segurança Nacional sobre fake news.

"O governo manteve seis vetos. O governo foi derrotado em quatro vetos. Seis é maior do que quatro", declarou Randolfe. "Eram resultados que estavam previstos. Que estavam dentro da programação. O importante é que mantivemos os vetos relativos à lei orçamentária e mantivemos os vetos relativos à lei de diretrizes orçamentárias."

Em relação às saídas temporárias, Randolfe argumentou que o governo conseguiu adiar a votação por duas vezes, mas reconheceu que o resultado retrata a posição majoritária do Congresso, inclusive parlamentares da base.

"Tem um consolo: os presos do 8 de janeiro também não vão poder sair. Acho que, aí, eles vão se explicar com a base deles sobre isso", disse.

Além disso, o senador afirmou que o governo não deve judicializar a questão no Supremo Tribunal Federal. "Não, em absoluto, nenhuma das decisões. Segue o jogo, vamos para os próximos temas", respondeu, após questionamento.

Já em relação à manutenção do veto de Bolsonaro ao artigo sobre fake news, Randolfe afirmou que pretende insistir no tema em um novo projeto de lei no Senado.

Acompanhe tudo sobre:CongressoSenadoRandolfe Rodrigues

Mais de Brasil

Avião cai no centro Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'