Brasil

MP vai pedir extinção das torcidas que brigaram no Morumbi

Ministério Público vai pedir à Justiça a extinção das duas torcidas organizadas, a Gaviões da Fiel e Torcida Tricolor Independente


	Integrantes da Gaviões da Fiel: torcida do Corinthians brigou com a Tricolor Independente durante partida do Campeonato Brasileiro
 (REUTERS/Joao Castellano)

Integrantes da Gaviões da Fiel: torcida do Corinthians brigou com a Tricolor Independente durante partida do Campeonato Brasileiro (REUTERS/Joao Castellano)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 23h47.

São Paulo – O Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo vai pedir à Justiça a extinção das duas torcidas organizadas (Gaviões da Fiel e Torcida Tricolor Independente), que brigaram durante o jogo entre o São Paulo e o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro da Série A, na tarde e noite de domingo (13), na capital paulista. O MP vai solicitar também a interdição por 120 dias do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, onde ocorreu confronto com policiais.

“Estamos fazendo tudo que a lei nos permite. Ficamos na dependência e esperamos que o Poder Judiciário, verificando não apenas o clamor da sociedade, mas também a importância da efetivação dessas medidas, que ele acabe acolhendo os pedidos feitos pelo Ministério Público”, disse o promotor de Justiça do Consumidor, Roberto Senise. O promotor ressalvou, no entanto, que o MP já pediu, por duas vezes em 2012, a dissolução da Gaviões da Fiel, mas a Justiça negou as duas solicitações liminarmente, e ainda não decidiu sobre o mérito.

“O que a gente pode fazer a gente faz até o limite nosso. Infelizmente a gente não tem poderes de tomar algumas decisões que não dependem do Ministério Público. Aquilo que o Ministério Público pode fazer está fazendo na sua totalidade. Se estou submetendo algo ao Poder Judiciário, [eu dependo] do Poder Judiciário”, disse.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), torcedores dos times Corinthians e São Paulo também entraram em confronto por volta das 19h30 de ontem na Avenida Embaixador Macedo Soares, na zona norte da cidade.

“Policiais militares faziam a escolta dos ônibus das torcidas do Corinthians na Marginal Tietê quando cerca de dez ônibus pararam e alguns torcedores começaram a descer do coletivo. Em seguida, torcedores do São Paulo com os rostos cobertos por tocas e empunhando barras de ferros, pedras e rojões se aproximavam por trás da torcida rival. Eles entraram em luta corporal”.

Foram detidas 21 pessoas que participaram da briga. Elas foram apresentadas na delegacia e liberadas em seguida. O caso foi registrado no 91º Distrito Policial. A investigação está sendo feita pela Polícia Civil.

Acompanhe tudo sobre:CorinthiansEsportesFutebolMinistério PúblicoSão Paulo Futebol ClubeViolência urbana

Mais de Brasil

Regulamentação da IA deve ser votada pelo Senado antes do recesso, diz Pacheco

Após decisão do STF, Lira cria comissão para analisar PEC das drogas na Câmara

Maconha vai ser legalizada no Brasil? Entenda a decisão do STF sobre a descriminalização da droga

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira

Mais na Exame