Dom Luiz de Orleans e Bragança morre aos 84 anos
Bisneto da princesa Isabel estava internado há cerca de um mês em São Paulo
Da Redação
Publicado em 15 de julho de 2022 às 16h08.
Última atualização em 15 de julho de 2022 às 16h08.
Morreu nesta sexta-feira, 15, aos 84 anos, o bisneto da princesa Isabel, Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil. Ele estava internado há um mês em São Paulo, onde apresentava um quadro de saúde considerado irreversível pelos médicos.
A informação foi divulgada pela família de Dom Luiz nas redes sociais.
https://twitter.com/SAIRDomBertrand/status/1548007251163549697
Quem é Dom Luiz de Orleans e Bragança
Dom Luiz de Orleans e Bragança é bisneto da princesa Isabel e chefe da Casa Imperial do Brasil. Nasceu em Mandelieu-la-Napoule, no sul da França, em 6 de junho de 1938, sendo o primogênito dos doze filhos de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e de Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança. Na qualidade de herdeiro aparente dos direitos dinásticos de seu pai, Dom Luiz foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os descendentes da família imperial brasileira voltaram ao país, de onde estavam afastados desde a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Eles moraram no Rio de Janeiro e em Petrópolis até que, em 1951, transferiram-se para o Paraná.
Dom Luiz cursou Ciências Políticas e Sociais na Universidade de Paris (França) e Química e Física na Universidade de Munique (Alemanha). Formado engenheiro químico, retornou ao Brasil em 1967, estabelecendo-se em São Paulo e assumindo a direção do Secretariado de seu pai, que àquela altura residia no Sítio Santa Maria, em Vassouras (RJ). Com o falecimento do pai, em 5 de julho de 1981, Dom Luiz ocupou o posto de chefe da Casa Imperial do Brasil.