Brasil

Um conteúdo SBT News

Moraes prorroga prazo para PF concluir perícia de Augusto Heleno

Prazo vai até 26 de dezembro; laudo é decisivo para análise de pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa do general condenado por tentativa de golpe

Publicado em 18 de dezembro de 2025 às 20h50.

Tudo sobreGeneral Augusto Heleno
Saiba mais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou para o dia 26 de dezembro o prazo para a Polícia Federal (PF) entregar o laudo pericial sobre o estado de saúde do general da reserva Augusto Heleno. Ele foi condenado a 21 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

A decisão desta quinta-feira, 18, atende a um pedido da própria PF, que alegou a complexidade do caso e a necessidade de mais tempo para analisar documentos apresentados pela defesa.

A perícia médica foi realizada na sexta-feira, 12, no Comando Militar do Planalto, em Brasília, onde Heleno está preso.

O exame foi determinado por Moraes para subsidiar a análise do pedido de prisão domiciliar humanitária, apresentado pelos advogados do general, que tem 78 anos e alega enfrentar graves problemas de saúde.

A avaliação médica ganhou relevância após divergências sobre o histórico clínico de Heleno. A defesa contesta a informação de que ele teria diagnóstico de Alzheimer desde 2018, quando integrava o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os advogados alegam que a demência mista (Alzheimer e vascular) só foi diagnosticada de forma definitiva em janeiro de 2025, após exames especializados.

O resultado da perícia é considerado central para a decisão sobre o pedido de conversão da pena. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já se manifestou favoravelmente à concessão da medida por razões humanitárias, ao considerar o quadro clínico do militar.

Acompanhe tudo sobre:SBT NewsGeneral Augusto HelenoCrimeAlexandre de MoraesPolícia Federal

Mais de Brasil

Passagem de trem e metrô deve subir com base na inflação, diz Tarcísio

Justiça da Itália adia pela 3ª vez decisão sobre extradição de Carla Zambelli

Moraes autoriza visita permanente de Michelle a Bolsonaro

Haddad não descarta reformas nem mudança no arcabouço em 2027