Brasil

Moraes determina prisão de ex-comandante da PMDF, Fábio Augusto

Augusto era responsável pela PMDF no domingo, 8, quando ataques terroristas de bolsonaristas destruíram sedes do governo

Fábio Augusto, ex-comandante da Polícia Militar do DF (PFDF/Reprodução)

Fábio Augusto, ex-comandante da Polícia Militar do DF (PFDF/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 16h26.

Última atualização em 10 de janeiro de 2023 às 16h41.

O ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto, teve a prisão determinada nesta terça-feira, 9, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A informação é do G1.

Augusto era responsável pela PMDF no domingo, 8, quando ataques terroristas de bolsonaristas destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde os ataques, a PMDF é acusada de negligência e despreparo em impedir o avanço dos criminosos aos principais prédios de representação de Poder no país.

Após os atos de vandalismo, na madrugada de segunda-feira, 9, Moraes determinou na madrugada desta segunda-feira o afastamento por 90 dias do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A medida foi determinada após a invasão bolsonarista registrada em Brasília neste domingo. 

Com o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de governador do Distrito Federal, quem assumiu foi a vice-governadora eleita na mesma chapa, Celina Leão, do PP.

Fábio Augusto Vieira foi demitido do comando da PMDF pelo interventor federal na segurança pública de Brasília, Ricardo Cappelli. O coronel Klepter Rosa foi nomeado para a função.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Alexandre de MoraesLuiz Inácio Lula da SilvaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Greve de ônibus em SP: rodízio de veículos é suspenso nessa quarta-feira

Vai ter greve dos ônibus em SP? Sem acordo, sindicato confirma paralisação; veja detalhes

Mais na Exame