Brasil

Moradores da Maré, no Rio, reclamam de ação do Bope

Eles acusam os policiais de fazer abordagens desrespeitosas, por exemplo, invadindo casas e examinando as narinas dos moradores

O perfil no twitter foi criado em março para divulgar as operações e trabalhos sociais do batalhão (Spencer Platt/Getty Images)

O perfil no twitter foi criado em março para divulgar as operações e trabalhos sociais do batalhão (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2011 às 18h58.

Rio de Janeiro - Moradores do conjunto de favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, cobram a mudança de conduta dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que desde o dia 14 fazem uma operação na comunidade. Eles acusam os policiais de fazer abordagens desrespeitosas, por exemplo, invadindo casas e examinando as narinas dos moradores.

Para discutir a situação, os moradores se reuniram hoje e decidiram compor uma carta aberta com três reivindicações: que o Bope produza um panfleto a ser distribuído à população da Maré informando detalhes da operação, que representantes do Bope e da secretaria estadual de Segurança se reúnam com moradores para discutir o tema e que a operação seja suspensa até que as duas primeiras medidas sejam adotadas.

O Bope informou que vai apurar as denúncias de desrespeito nas abordagens e deve produzir um panfleto informativo sobre a operação. Quanto às demais reivindicações, o Batalhão não se manifestou. A operação, sem data para terminar, tem o objetivo de combater o tráfico de drogas. Hoje foram apreendidas 1.455 pedras de crack, além de cocaína, maconha e ecstasy na favela Parque União, no complexo da Maré. Ninguém foi preso.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisRio de Janeiroseguranca-digitalViolência urbana

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo