Brasil

Ministro quer maior integração entre sindicatos do Mercosul

Nas negociações de acordos coletivos são discutidas questões como reajustes salariais, mas também condições de trabalho, carga horária, entre outros pontos


	Plenária do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu: o ministro do Trabalho quer que os sindicatos dos cinco países do Mercosul fechem acordos coletivos
 (Miguel Rojo/AFP)

Plenária do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu: o ministro do Trabalho quer que os sindicatos dos cinco países do Mercosul fechem acordos coletivos (Miguel Rojo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2015 às 13h58.

Brasília - O ministro do Trabalho, Manoel Dias, defendeu nesta sexta-feira, 26, que os sindicatos dos cinco países do Mercosul (Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai e Uruguai) fechem acordos coletivos regionais.

Nas negociações de acordos coletivos são discutidas questões como reajustes salariais, mas também condições de trabalho, carga horária, entre outros pontos. "A ideia é que a negociação não se faça apenas dentro do país, como é hoje, mas sim regionalmente", disse Dias, ao término da reunião entre ministros do Trabalho do Mercosul, realizada em Brasília.

Questionado sobre como este plano poderia funcionar, o ministro do Trabalho deu como exemplo a categoria dos metalúrgicos. "Um acordo fechado por sindicato de metalúrgicos com as empresas no Brasil pode ter a participação de sindicatos dos outros países, e vice-versa", disse Dias. Segundo o ministro, a ideia é fortalecer os sindicatos. "Queremos ampliar o poder dos sindicatos e seu poder de negociação em nível regional", disse.

Acompanhe tudo sobre:MercosulMinistério do TrabalhoSindicatos

Mais de Brasil

Ubatuba: pista sem extensão adequada para avião foi 'selecionada pelo piloto', diz aeroporto

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória