Brasil

Militares baleados; Cunha dia 12/9…

Militares baleados na Maré Dois agentes da Força Nacional foram recebidos a tiros após entrarem por engano na Vila João, no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Os agentes estavam na cidade para participar do esquema de segurança das Olimpíadas. Helio Vieira, de Roraima, está em estado grave após ter sido atingido […]

DESENCANTOU: seleção masculina de futebol goleou a Dinamarca por 4 a 0 nesta quarta-feira  / Fernando Donasci/ Reuters (Fernando Donasci/Reuters)

DESENCANTOU: seleção masculina de futebol goleou a Dinamarca por 4 a 0 nesta quarta-feira / Fernando Donasci/ Reuters (Fernando Donasci/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2016 às 06h57.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h17.

Militares baleados na Maré

Dois agentes da Força Nacional foram recebidos a tiros após entrarem por engano na Vila João, no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Os agentes estavam na cidade para participar do esquema de segurança das Olimpíadas. Helio Vieira, de Roraima, está em estado grave após ter sido atingido na cabeça. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, convocou reunião para discutir as ações e disse que a polícia está empenhada na captura dos criminosos.

O 12 de setembro de Cunha

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, agendou para o dia 12 de setembro a sessão que vai analisar o pedido de cassação do deputado Eduardo Cunha. Cunha é acusado de mentir numa CPI sobre não ter contas na Suíça. Até pouco tempo, o governo sofria pressão para definir o futuro de Cunha antes do impeachment, mas agora a visão de aliados é que jogar a definição para setembro era o caminho mais seguro para evitar que o deputado conte fatos comprometedores que coloquem o processo em risco.

Meirelles e a crise dos estados

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a aprovação da renegociação da dívida dos estados sem as contrapartidas defendidas pelo governo federal não prejudica o ajuste fiscal. A única exigência mantida no texto base — aprovado em sua maior parte na madrugada desta quarta-feira — foi a de que os estados permaneçam dois anos sem engordar o orçamento. Meirelles também negou que as mudanças sejam uma derrota do governo interino na Câmara e disse que é o primeiro passo para ajustar as despesas públicas brasileiras.

Acusação com pressa

Mal terminou a votação dos senadores aprovando o julgamento da presidente Dilma Rousseff pelos crimes de responsabilidade fiscal, e a acusação da Comissão Especial do Impeachment já apresentou suas manifestações finais — o prazo seria de até 48 horas. Para acelerar o desfecho da terceira e última fase do processo, que começa no dia 25 de agosto, os autores decidiram indicar apenas três testemunhas, quando poderiam ser até seis. Os advogados de Dilma também têm 48 horas para apresentar uma nova defesa, e ainda não enviaram o documento ao STF.

Aliados acionam OEA

Deputados aliados do governo Dilma, Wadih Damous (PT-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS), além do senador Telmário Mota (PDT-RR), acionaram a Organização dos Estados Americanos (OEA) para pedir representação em relação ao processo de impeachment. O pedido foi feito à Corte Interamericana de Direitos Humanos, sob as alegações de que o processo foi iniciado de forma ilegal pelo então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de que Dilma não teve direito a ampla defesa e de que ela também não teria cometido os crimes de responsabilidade.

_

Inflação de 8,74%

A inflação medida pelo IPCA fechou julho com alta de 0,52%, ante 0,35% de julho. A taxa acumulada nos 12 meses ficou em 8,74%, abaixo dos 8,84% dos 12 meses até junho deste ano, mas ainda muito acima do teto da meta do governo, de 6,5%. O preço dos alimentos voltou a subir, acelerando de 0,71% para 1,32%. A alta foi a mais acentuada para o mês desde 2000 e foi atribuída a problemas climáticos que afetaram as lavouras.

Tudo em família

A empresa que opera e fornece a alimentação dos jogos olímpicos, a Team Foods, tem sido alvo de polêmicas e controvérsias. A companhia tem ligações com a família do presidente do comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Além de próximo da ex-mulher de Nuzman, o dono da empresa, Emílio Odebrecht Peltier de Queiroz, é neto do criador da construtora Norberto Odebrecht. Pelas regras do próprio comitê, a contratação de funcionários, consultores e empresas que tivessem qualquer relação com os diretores da organização estava proibida. Embora haja grandes redes de fast-food patrocinando as Olimpíadas, a Team Foods é a única autorizada a comercializar alimentos no evento.

O Brasil nos Jogos

Depois de dois empates sem gola, a seleção masculina de futebol desencantou na noite de ontem e goleou a Dinamarca por 4 a 0. Agora, os brasileiros enfrentam a Colômbia nas quartas-de-final. Nas quadras, a seleção feminina de vôlei segue sua trajetória invicta após derrotar o Japão por 3 a 0. Na água, a equipe masculina de pólo aquático derrotou por 6 a 5 a Sérvia, invicta há 45 jogos. O destaque da equipe brasileira foi o goleiro sérvio Slobodan Soro, um dos cinco estrangeiros naturalizados que defendem o Brasil no Rio. Também nas piscinas, Thiago Pereira se classificou à final dos 200 metros medley e vai disputar o ouro contra dois mitos da natação, os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte. Na praia, Alison e Bruno Schmidt derrotaram a dupla da Itália e seguem vivos na competição. A derrota mais marcante do dia vieram no judô, onde Tiago Camilo perdeu nas oitavas-de-final.

Macri pró-Hillary

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, declarou nesta quarta-feira que é a favor de uma vitória da democrata Hillary Clinton nas eleições americanas em novembro. A situação anda mesmo feia para Trump, mesmo entre seus aliados: uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira aponta que 19% dos republicanos defendem que o magnata se retire da corrida eleitoral, enquanto apenas 70% acreditam que ele deve ficar. Outro relatório, da consultoria PredictWise, mostrou que Hillary tem 80% de chances de vitória no pleito – ela está sete pontos percentuais à frente de Trump na última pesquisa de intenções de voto.

Disney: 1 bilhão por streaming

Após divulgar resultados positivos para o último trimestre, a companhia de entretenimento Disney anunciou a compra de 33% do serviço de streaming BamTech. A aquisição de 1 bilhão de dólares é a maior desde a compra da LucasFilm, produtora da saga Star Wars, por 4,4 bilhões em 2012. Como parte do acordo, a Disney tem a preferência caso decida adquirir novas ações no futuro. O principal objetivo da nova empreitada é aumentar sua fatia entre as plataformas de streaming, a começar pelos programas da emissora esportiva ESPN, aprimorando o que já existe com o ESPN Watch. Na terça-feira, a Disney afirmou que sua divisão de TV por assinatura gerou 2,37 bilhões de dólares no último trimestre.

Novo acidente na Tesla

A montadora de carros elétricos Tesla confirmou nesta quarta-feira que um de seus veículos se envolveu em uma batida em Pequim na semana passada, enquanto usava o modo de piloto automático, capaz de frear e desviar de obstáculos sem a interferência humana. A Tesla, contudo, argumenta que o piloto do veículo não possuía as mãos no volante no momento do acidente, o que é recomendado pela companhia. É a primeira fatalidade com carros inteligentes da montadora na China, meses após um acidente que resultou na morte de um piloto na Flórida — o caso fez com que autoridades americanas fossem pressionadas a revisar a legislação para carros de direção automática.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Veja faz debate com candidatos à prefeitura de SP: confira horário, onde assistir e quem participará

PF resgata imigrantes africanos clandestinos em navio na Baía de Guanabara, no RJ

CNU: quando sairá o gabarito oficial? Confira onde acessar as respostas

Inscrições para a Fuvest 2025 começam nesta segunda-feira, 19

Mais na Exame