Brasil

MEC vai levantar dados sobre evasão em cursos técnicos

De acordo com a portaria, o grupo também vai desenvolver um manual de orientação para o combate à evasão


	Giz, apagador e lousa: de acordo com o MEC, pela primeira vez esse tipo de dados será levantado pela pasta
 (Stock.Xchange)

Giz, apagador e lousa: de acordo com o MEC, pela primeira vez esse tipo de dados será levantado pela pasta (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2013 às 14h11.

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) instituiu hoje (25) um grupo de trabalho para elaborar relatório dos índices de evasão em cursos da educação técnica e profissional no país.

De acordo com a portaria publicada na edição desta segunda-feira no Diário Oficial da União, o grupo também vai desenvolver um manual de orientação para o combate à evasão, que incluirá um diagnóstico de alunos ingressantes com propensão a abandonar o curso, além de identificar as causas do problema.

De acordo com o MEC, pela primeira vez esse tipo de dados será levantado pela pasta.

As atividades do grupo de trabalho deverão ser concluídas em um prazo de 120 dias, a partir de hoje.

Os resultados serão apresentados para cada uma das modalidades de curso, classificadas pelo MEC como: integrada – o aluno, com uma matrícula apenas, frequenta curso que reúne conhecimentos do ensino médio e competências da educação profissional; a concomitante – o aluno, com duas matrículas, faz curso técnico e o ensino médio, em áreas complementares; e a subsequente – na qual o aluno se matricula no curso técnico somente após ter concluído o ensino médio.

Ainda de acordo com o documento, o grupo de trabalho será composto por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que custeará as despesas de deslocamento dos integrantes, e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, podendo haver inclusão de "outros especialistas e técnicos".

Dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2012, dão conta de que há no país 1.063.655 alunos matriculados na educação profissional.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente

Exportação de bens de alta tecnologia foi a que mais cresceu entre os setores industriais em 2024

AGU notifica Meta sobre decisão que encerra checagem de fatos nos EUA para saber planos para Brasil

Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado no Rio Sena