Marina é chamada ao Planalto para reunião sobre crise das queimadas no país
Encontro coordenado pela Casa Civil vai discutir situação de incêndios que provocam cortina de fumaça em algumas cidades do Sudeste e do Centro-Oeste
Agência de notícias
Publicado em 26 de agosto de 2024 às 19h17.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva,foi chamada para uma reunião no Palácio do Planalto na noite desta segunda-feira para discutir as queimadas que atingem o país. O encontro será liderado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa , e deve contar com a participação de outros ministros, como Waldez Góes, da Integração Regional.
Veja imagens dos incêndios em diversas cidades de São Paulo
Discussões sobre o combate aos incêndios
No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Marina Silva se reuniram com funcionários do Ibama em Brasília para discutir e anunciar medidas contra os incêndios que afetam o interior de São Paulo e outros estados. Segundo a ministra, a Polícia Federal já abriu 31 inquéritos relacionados aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, além de dois em São Paulo.
Marina reforçou que Lula criou, há mais de dois meses, uma sala de situação para monitorar a estiagem e os focos de fogo. Além disso, o presidente decidiu participar de uma reunião na Casa Civil com mais de 20 ministérios e governadores dos estados atingidos, para tratar das queimadas.
Coordenação entre ministérios e órgãos públicos
A ministra destacou que os órgãos públicos estão dividindo os esforços para combater os incêndios e identificar os responsáveis. Além dos órgãos ambientais e da Polícia Federal, a Casa Civil, o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça estão entre os envolvidos nas operações de combate ao fogo.