Brasil

Lula viaja a Cuba para participar da cúpula do G77+China

A expectativa é que mais de 30 chefes de Estado e de Governo participem da reunião de nos dias 15 e 16 em Havana

Lula: presidente viaja para Cuba nesta sexta-feira, 15. (Miguel Schincariol / AFP/Getty Images)

Lula: presidente viaja para Cuba nesta sexta-feira, 15. (Miguel Schincariol / AFP/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 15 de setembro de 2023 às 07h34.

Última atualização em 15 de setembro de 2023 às 07h57.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para Cuba nesta sexta-feira, 15, para participar da cúpula do G77 + China, grupo de mais de 100 países da Ásia, África e América Latina, que tem como objetivo promover uma nova ordem internacional.

A expectativa é que mais de 30 chefes de Estado e de Governo participem da reunião de nos dias 15 e 16 em Havana. Além de Lula, o argentino Alberto Fernández, o colombiano Gustavo Petro, assim como o sul-africano Cyril Ramaphosa e o secretário-geral da ONU, António Guterres, participam do evento. 

O encontro deste ano terá como foco discussões sobre "os desafios atuais do desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação".

"Com a Cúpula de Havana, reafirmaremos nosso compromisso com o multilateralismo, a cooperação e o desenvolvimento", disse o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, em publicação no X, o antigo Twitter.

Além da participação na cúpula, Lula também deve ter uma agenda unilateral com Miguel Diaz-Canel. Será a primeira viagem oficial de um presidente brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, quando a ex-presidenta Dilma Rousseff esteve em Havana. Após participar do G77, o petista viaja para os Estados Unidos, onde fará o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, na terça-feira, 19.

O que é a cúpula do G77+ China?

O grupo foi criado em 1964 por 77 nações. Hoje conta com 134 membros, além da China, e é o principal foro de cooperação dos países em desenvolvimento dentro do sistema ONU. Inclui a grande maioria dos países do chamado Sul Global: da América do Sul e Caribe, África, Oriente Médio, Sul e Sudeste Asiático e Oceania.

Segundo Palácio do Planalto, o principal objetivo do grupo é promover a coordenação dos países em diversas agendas de interesse comum – econômico-comercial, climática, ciência e tecnologia, entre outras – de forma a obter mais poder de barganha no cenário internacional. A conferência ocorre em Havana porque este ano Cuba tem a Presidência temporária, que em 2024 passará para Uganda.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaCuba

Mais de Brasil

Lira convoca reunião de líderes para debater composição da mesa diretora da Câmara em 2025

Tarifa de ônibus em SP deve ficar entre R$ 5 e R$ 5,20

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial