Brasil

Lula tem 51% de rejeição e Flávio Bolsonaro, 45%, mostra Gerp

Levantamento indica crescimento rejeição do senador, enquanto índice do presidente permanece estável

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 28 de março de 2026 às 09h40.

Priorizar nos meus resultados Google

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 51% de rejeição, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 45%, segundo pesquisa Gerp divulgada neste sábado, 28.

Na comparação com o levantamento divulgado em janeiro, o índice de Lula se mantém estável, em 51%. Já Flávio Bolsonaro apresenta alta no período, passando de 41% para 45% no levantamento mais recente. A variação representa avanço de 4 pontos percentuais na rejeição do senador.

A rejeição de Flávio cresce desde que o seu nome foi apresentado como pré-candidato pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na primeira pesquisa de rejeição, em novembro, o filho mais velho de Bolsonaro tinha 30%. A alta em quatro meses foi de 15 pontos percentuais.

Na série histórica, os dados mostram estabilidade na rejeição de Lula ao longo de 2026, após oscilações em 2025, quando o índice chegou a 58% em maio e recuou para 46% em dezembro.

Entre os demais nomes testados, Romeu Zema (Novo) aparece com 16% de rejeição, mesmo patamar de Eduardo Leite (PSD). Ratinho Jr (PSD) registra 15%, enquanto Ronaldo Caiado (PSD) tem 13%.

Ciro Gomes (PSDB) aparece com 12%, mesmo percentual de Renan Santos. Já Aldo Rebelo marca 11%.

A pesquisa Gerp entrevistou 2.000 brasileiros adultos entre os dias 20 e 25 de março de 2026, por meio de telefone, através de sistema CATI, computer-assisted telephone interviewing.

A margem de erro do levantamento é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,55%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número 02846/2026.

Acompanhe tudo sobre:Pesquisas eleitoraisEleições 2026

Mais de Brasil

TRE retotaliza votos e declara Douglas Ruas governador eleito do Rio no 1º turno

Coordenador da campanha de Lula descarta demissão de indicados do Centrão no governo

Campanha de Lula denuncia Meta por reduzir alcance de posts petistas e impulsionar Flávio Bolsonaro

Brasil tem 11 empresas no ranking de melhores empregadores de 2026; confira