Brasil

Lula receberá Prêmio Internacional Catalunha na quinta-feira

Ex-presidente receberá o prêmio das mãos de Artur Mas, presidente da Generalitat


	Ex-presidente Lula será reconhecido, entre outras coisas, pela política de crescimento econômico
 (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Ex-presidente Lula será reconhecido, entre outras coisas, pela política de crescimento econômico (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h33.

Barcelona - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na próxima quinta-feira o XXIV Prêmio Internacional Catalunha das mãos de Artur Mas, presidente da Generalitat (governo dessa região do nordeste espanhol), informaram neste domingo fontes do Executivo catalão.

O prêmio foi concedido em abril como reconhecimento pela política de crescimento econômico de seu governo que colocou o Brasil à frente da globalização, alargando a classe média e favorecendo uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades.

O júri, que premia personalidades cuja trajetória contribuiu para promover os valores culturais, científicos e humanos no mundo todo, levou em conta os esforços de Lula para enfrentar 'com imaginação e coragem a pobreza e a desigualdade', política que levou à criação de uma importante classe média no Brasil.

O Prêmio Internacional Catalunha é de 80 mil euros (cerca de R$ 215 mil), além da escultura 'La clau y la lletra' (A chave e a letra), de Antoni Tàpies, um artista catalão que morreu no início do ano.

Lula sucede, na relação de premiados, o escritor japonês Haruki Murakami, ganhador da edição de 2011.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP instala gabinete de crise após chuvas de perigo extremo

Eleição para governo de Minas tem indefinição de nomes e pressão de Lula

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo