Brasil

Lula prevê construção de 6 mil km de ferrovias até 2013

Lula prometeu que em 30 de outubro anunciará a sequência da Norte-Sul até o município paulista de Estrela do Norte

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Talismã, TO - Depois de visitar uma fábrica de dormentes da Ferrovia Norte-Sul, e percorrer 14 quilômetros na estrada de ferro a bordo de uma locomotiva, na divisa de Goiás com Tocantins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje, em discurso, que no dia 20 de dezembro quer inaugurar o trecho que chega até a cidade de Anápolis, em Goiás.

"Queremos estar terminando (sic) até 2012 ou 2013 seis mil quilômetros de ferrovia", anunciou Lula, em meio a aplausos dos presentes e fazendo as vezes de mestre de cerimônias.

Lula prometeu que em 30 de outubro anunciará a sequência da Norte-Sul até o município paulista de Estrela do Norte. "Queremos ligar o porto de Itaqui (Maranhão) ao porto de Santos (SP)", declarou Lula, acrescentando que vai estender a ferrovia até Belém.

O presidente também anunciou que, na semana que vem, estará na Bahia para lançar a ferrovia Leste-Oeste, que ligará Ilhéus a Figueirópolis, em Tocantins. "Quero fazer como uma espinha de peixe, com ligações para vários Estados", prosseguiu Lula, lembrando que esta obra, que ele mesmo muitas vezes dizia que "ligava nada a lugar nenhum", foi lançada em 1987, pelo então presidente José Sarney.

Em seu discurso, o presidente Lula, ao agradecer a ajuda dos governadores de Tocantins e Goiás para executar a obra, comentou que o representante de Tocantins, Carlos Gaguin, não estava presente à cerimônia porque é candidato à reeleição. "Gaguin não pode vir porque, como ele é candidato, a lei eleitoral proíbe de ele estar em ato institucional", afirmou Lula.

Leia mais sobre Infraestrutura

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilSetor de transporteInfraestruturaTransportesFerroviasLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias