Brasil

Lula conversou com Dilma sobre G20, crise do euro e Minha Casa, Minha Vida

Dilma destacou ainda que Lula está de bom humor e que está preservando a voz

Lula conversa com médicos do Hispital Sírio Libanês, em São Paulo (Reuters)

Lula conversa com médicos do Hispital Sírio Libanês, em São Paulo (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 14h14.

São Paulo – Pouco tempo depois de submeter-se à primeira sessão de quimioterapia contra um tumor cancerígeno na laringe, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, conversou sobre a reunião de cúpula do G20 (grupo das 20 economias mais desenvolvidas), a crise na zona do euro e sobre o programa governamental Minha Casa, Minha Vida, ao receber hoje (31) a visita da presidenta Dilma Rousseff.

“Com o Lula, a gente não conversa só sobre isso [a doença]. Eu dei poucas dicas [sobre como enfrentar a quimioterapia] porque o presidente Lula estava mais interessado em discutir o G20. Estava bem mais interessado em discutir como é que está o desempenho dos países da zona do euro”, disse a presidenta depois de encontrar-se com Lula no Hospital Sírio-Libanês.

Perguntada se o presidente tinha se queixado do tratamento, Dilma contou que Lula mostrou-se preocupado com a vida nacional, mais que com o próprio tratamento. "Se [ele] reclamou dos efeitos da quimioterapia? Ele reclamou do Minha Casa, Minha Vida. Ele viu isso na TV. Tem 1 milhão de contratos e o pessoal trata como sendo uma catástrofe ter três contratos que estão sendo mal utilizados por algumas pessoas”, respondeu.

Dilma destacou ainda que Lula está de bom humor e que está preservando a voz. “Ele está maravilhoso de humor, está excepcional de humor, com aquela alegria dele. Ele poupou a voz, está falando baixo, mas, de repente, ele sai um pouco do tom e fala mais alto”, disse.

A presidenta chegou ao hospital por volta das 18h30, acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Também esteve com Lula o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Eles deixaram o hospital por volta das 20h.

O ex-presidente foi diagnosticado, no último sábado (29), com um tumor de aproximadamente 3 centímetros na laringe. Segundo os médicos, a doença está em uma fase de desenvolvimento que os médicos chamam de T2 e ainda não atingiu as cordas vocais do paciente. O resultado de uma biópsia feita no sábado indicou também que a agressividade do tumor é considerada média e seu estágio de desenvolvimento é relativamente inicial. Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o final deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012.

Ainda hoje, Dilma parte para Cannes, na França, onde participará da reunião do G20, de 3 a 4 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula, 'BolsoNunes' e 'paz e amor': convenção dá tom de como será a campanha de Boulos em SP

Sob gestão Lula, assassinatos contra indígenas no Brasil aumentam 15% em 2023, aponta relatório

PRTB marca data de convenção para anunciar candidatura de Marçal no mesmo dia do evento de Nunes

Moraes defende entraves para recursos a tribunais superiores e uso de IA para resolver conflitos

Mais na Exame