Lula comemora resultado do PIB e afirma que país 'cresceu mais do que o previsto'
Economia brasileira avançou três vezes o esperado, com expansão de 2,9% em 2023
Agência de notícias
Publicado em 1 de março de 2024 às 12h55.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira o resultado do Produto Interno Bruto (PIB , valor de todos os bens e serviços produzidos) durante seu primeiro ano de governo. A economia brasileira cresceu três vezes o resultado previsto no início do ano passado e fechou 2023 em R$ 10,9 trilhões. O PIB teve um crescimento de 2,9%, puxado principalmente pelo desempenho do agronegócio, que teve expansão recorde, e pelo consumo das famílias.
Pelas redes sociais, Lula destacou o crescimento acima do previsto e afirmou que o Brasil quer um crescimento com "qualidade" e com "melhora da vida de todos".
"O PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2023, segundo o IBGE. Vocês lembram que a previsão de alguns era 0,9%? Crescemos bem mais que o previsto e vamos continuar trabalhando para crescer com qualidade e pela melhora de vida de todos", escreveu Lula nas redes sociais.
Com esse resultado, o desempenho é superior ao observado no início do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019, e também ao longo do primeiro ano de governo de Michel Temer e de Dilma Rousseff 2.
Na primeira semana de janeiro do ano passado, o Boletim Focus – relatório do Banco Central (BC) que compila projeções de analistas – apontava para um crescimento de apenas 0,78% em 2023. O número foi subindo à medida que dados mais positivos foram sendo divulgados ao longo do ano.