Brasil

Lula cai, mas lidera; Cunha ameaça…

Lula cai, mas lidera O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a pior avaliação popular desde 2006, segundo o instituto Datafolha. O percentual de brasileiros que o consideram o melhor presidente que o país já teve caiu de 40%, em março, para 35%, em abril. Em 2010, último ano de seu governo, o percentual […]

LULA:  Advogados do petista queriam 55 dias para avaliar denúncia. Magistrado deu só cinco / Ueslei Marcelino/ Reuters

LULA: Advogados do petista queriam 55 dias para avaliar denúncia. Magistrado deu só cinco / Ueslei Marcelino/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2016 às 18h31.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h13.

Lula cai, mas lidera

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a pior avaliação popular desde 2006, segundo o instituto Datafolha. O percentual de brasileiros que o consideram o melhor presidente que o país já teve caiu de 40%, em março, para 35%, em abril. Em 2010, último ano de seu governo, o percentual chegou a 70%. Ainda assim, Lula lidera isoladamente as pesquisas de intenção de voto para 2018. No cenário com Aécio Neves, Lula tem 22%, Marina 17% e Aécio 14%. Com Geraldo Alckmin, Lula tem 23%. Com José Serra, os mesmos 23%.

O passaporte fica 

O Ministério Público Federal se manifestou contrário à devolução do passaporte de Cláudia Cruz, mulher do deputado Eduardo Cunha. Segundo o MPF, existe “real possibilidade” de Cláudia e seus familiares manterem outras contas no exterior e, caso recebam o passaporte de volta, haveria “risco concreto de eventual fuga e utilização de ativos secretos ainda não bloqueados”. Cláudia é ré na Operação Lava-Jato, respondendo pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, e entregou espontaneamente o passaporte.

Cunha ameaça

A propósito, Eduardo Cunha, com votação de cassação prevista para setembro, ainda tem suas cartas na manga. Segundo a coluna de Lauro Jardim, em O Globo, um emissário de Cunha conversou com o presidente interino Michel Temer na semana passada. O recado foi em tom de parábola: “Era uma vez cinco amigos que faziam tudo junto, viajavam, faziam negócios. Então, um virou presidente, três viraram ministros e o último foi abandonado”. Temer teria respondido: “Ele sabe que estou tentando ajudá-lo”.

Sem dinheiro não vai 

Eduardo Paes, prefeito do Rio, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira que vai recorrer de uma decisão da Justiça Federal que proíbe recursos da União e do município para o Comitê Rio-2016. Segundo Paes, a falta de recursos poderia comprometer aa Paralimpíadas, com início marcado para a simbólica data de 7 milhões de setembro. Ele afirmou que a prefeitura está disposta a liberar de 100 a 150 milhões de reais para o evento, que, sem a verba, estaria em risco. As Paralimpíadas, vale lembrar, estão previstas há tanto tempo quanto os Jogos tradicionais e faziam parte dos encargos do comitê organizador.

Mais um tesoureiro réu 

Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, virou réu na Operação Lava-Jato. Ele é acusado de receber propina de 1 milhão de reais destinada ao partido proveniente de contrato para a construção do Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras, no Rio. Ferreira foi um dos 14 acusados de corrupção e lavagem de dinheiro presos na 31a fase da operação, desencadeada em julho. Ele é o terceiro tesoureiro do PT réu na Lava-Jato, depois de João Vaccari Neto e Delúbio Soares.

Devolve, Maranhão

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, foi condenado a devolver 10 milhões de reais aos cofres públicos por irregularidades na prestação de contas da Universidade Estadual do Maranhão, da qual foi reitor em 2005. Ele ainda terá de pagar 930.000 reais de multa. As contas da universidade foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Maranhão no dia 3 de agosto. Maranhão tem 15 dias para devolver o dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Lira destrava PEC que limita poderes de ministros do STF após queda de braço sobre emendas

Após acidente com 62 mortos, Anac intensifica monitoramento na Voepass

Em SP, Datena começa campanha em outra cidade e Boulos, Nunes, Tabata e Marçal fazem atos na rua

Como fazer a Carteira Digital de Trânsito? Veja como baixar CNH digital

Mais na Exame