Brasil

Livros distribuídos no ensino de Jundiaí trazem erros

Erros grosseiros causaram indignação na auxiliar administrativa Vanessa Marques, mãe de um garoto de 7 anos que estuda na rede


	Crianças em escola da rede estadual de São Paulo: Secretaria Municipal de Educação se limitou a informar que já notificou a editora responsável pela publicação
 (A2 Fotografia / José Luís da Conceição)

Crianças em escola da rede estadual de São Paulo: Secretaria Municipal de Educação se limitou a informar que já notificou a editora responsável pela publicação (A2 Fotografia / José Luís da Conceição)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 19h24.

Campinas - Erros grosseiros de ortografia e imprecisão na identificação de alguns Estados do Nordeste e do DF em um mapa geográfico de um livro didático infantil distribuído a estudantes de Jundiaí (SP) causaram indignação na auxiliar administrativa Vanessa Marques, mãe de um garoto de 7 anos que estuda na rede.

No livro, o Estado do Acre ganha acento (Ácre), Minas Gerais é identificada como Minas Gertais e o Espírito Santo vem grafado como Espíritu Santu. Os Estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Alagoas, de Sergipe, além do Distrito Federal, também não são identificados em suas respectivas localizações no mapa do livro.

Vanessa conta que o erro foi percebido por seu filho, na segunda-feira, dia 8. "Ele notou e me disse que os nomes estavam escritos de forma errada. Folheei o livro para ver se não se tratava de alguma brincadeira do tipo 'pegadinha' ou outra forma utilizada para despertar a atenção das crianças, mas não se tratava disso: era erro mesmo", diz. Indignada com o fato, ela pergunta: "Como é possível erros crassos assim em um material elaborado para ensinar as crianças em uma fase crucial de seu processo de alfabetização?"

A Secretaria Municipal de Educação se limitou a informar que já notificou a editora responsável pela publicação. Segundo o órgão, a empresa assumiu a responsabilidade pela falha e se comprometeu a corrigir os erros e fazer nova impressão para que as páginas sejam substituídas nos próximos dias. Ainda de acordo com a secretaria, os professores estão sendo orientados a fazer a substituição do material.

A mãe do garoto comenta também que, além do erro no livro, os uniformes que a Prefeitura deveria ter entregado aos alunos da rede municipal no início das aulas ainda não chegaram. Em relação a isso, a Secretaria de Educação esclarece que os kits estão previstos para chegarem às escolas a partir do dia 22 de abril.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEscolas

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso