Brasil

Kassab acerta novas filiações e PSD terá 2ª maior bancada do Senado

Até o momento a sigla foi a que mais conseguiu aumentar seu tamanho entre outubro e o fim deste mês de janeiro

Gilberto Kassab: presidente do PSD acertou nesta semana a filiação de mais dois senadores (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Gilberto Kassab: presidente do PSD acertou nesta semana a filiação de mais dois senadores (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 11h15.

Brasília - O presidente do PSD, Gilberto Kassab, acertou nesta semana a filiação de mais dois senadores, o que deve tornar seu partido o segundo maior do Senado Federal, com dez parlamentares. Devem migrar para a sigla até a data da posse, marcada para sexta-feira, dia 1º de fevereiro, os senadores Nelsinho Trad (MS) e Lucas Barreto (AP), sendo que ambos haviam disputado a eleição pelo PTB.

Além dos dois, o PSD já havia encaminhado também a filiação do senador Carlos Viana (MG), então eleito pelo PHS. Com isso, o partido de Kassab saltou de sete senadores, após as eleições de outubro, para dez agora. Até o momento a sigla foi a que mais conseguiu aumentar seu tamanho entre outubro e o fim deste mês de janeiro.

O movimento coloca o PSD à frente do PSDB, do senador Tasso Jereissati (CE) e do governador de São Paulo, João Doria. Os tucanos elegeram oito parlamentes no Senado, mas não conseguiram atrair nenhum outro nome para o partido nesse mesmo período. À frente do PSD está apenas o MDB, que saiu das urnas com 12 senadores, mas conseguiu atrair mais um parlamentar, o senador Eduardo Gomes (TO), que disputou a eleição pelo Solidariedade.

A ofensiva do partido é parte de uma estratégia para que o PSD possa pleitear cargos mais importantes na Casa, como revelou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, em dezembro. Com a segunda maior bancada, o partido de Kassab deve reivindicar a vice-presidência do Senado, que, na última legislatura, estava sob controle justamente dos tucanos.

Acompanhe tudo sobre:Gilberto KassabPSD – Partido Social DemocráticoSenado

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar