Brasil

Justiça manda soltar Nicolau dos Santos Neto, o Lalau

Ex-juiz havia sido condenado a 26 anos de prisão por desvio de dinheiro público, mas foi beneficiado por indulto que prevê liberdade para presos acima de 60 anos


	Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, ex-presidente do TRT de São Paulo
 (Claudio Rossi/Veja)

Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, ex-presidente do TRT de São Paulo (Claudio Rossi/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2014 às 09h52.

São Paulo - O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido por Lalau, foi liberado pela Justiça e deixará o presídio de Tremembé, interior de São Paulo, onde está preso desde março de 2013.

A Vara de Execuções Criminais (VEC) concedeu alvará de soltura para o criminoso nesta segunda-feira, com base no chamado indulto pleno, que prevê liberdade para presos com mais de 60 anos que apresentam problemas de saúde e que cumpriram mais de um terço da pena.

Ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, Lalau, que hoje tem 85 anos, foi condenado a 26 anos de prisão e multa de R$ 1,2 milhão pelos crimes de peculato, estelionato e corrupção passiva.

Ele também foi acusado de ser o principal resposponsável pelo desvio de R$ 169 milhões destinados para a construção do prédio do Fórum Trabalhista em São Paulo, na década de 1990.

Após passar um período como fugitivo, o ex-magistrado se entregou à polícia em 2000. Lalau passou quase 13 anos - maior parte de sua pena - em prisão domiciliar, permanecendo em regime fechado no presídio de Tremembé por pouco mais de um ano.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaPrisões

Mais de Brasil

Rio usa drone para monitorar Réveillon, identificar foragidos e flagrar crimes na cidade

Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE

Processo de extradição de Oswaldo Eustáquio avança na Espanha

Rodovias concedidas em São Paulo devem receber 3,8 milhões de veículos