Brasil

Jorge Viana considera "muito ruim" TSE ignorar delações

O senador petista afirmou que as provas mostram "a interferência e o abuso do poder econômico na atividade político-partidária"

Jorge Viana: o senador acredita que o governo não conseguirá conter a crise política (Antônio Cruz/ABr/Agência Brasil)

Jorge Viana: o senador acredita que o governo não conseguirá conter a crise política (Antônio Cruz/ABr/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de junho de 2017 às 20h12.

Brasília - O senador Jorge Viana (PT-AC) lamentou que a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha sinalizado que não vai incorporar as delações da Odebrecht em seu voto no julgamento da chapa Dilma-Temer.

"Acho muito ruim que o principal tribunal eleitoral do País esteja fazendo esse julgamento e ignorando provas que não são simples vazamentos, são depoimentos de pessoas que mostram, de forma cristalina, a interferência e o abuso do poder econômico na atividade político-partidária", opinou.

O senador acredita que o TSE perde uma oportunidade de sentenciar os partidos e acredita que esse é um momento para que fosse feito um pedido de desculpas coletivo. "Todos os partidos estão sendo julgados nesse processo."

Apesar da sinalização dos ministros de absolvição da chapa Dilma-Temer, Viana acredita que o governo não conseguirá conter a crise política, que irá se agravar com os processos em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Se o governo acha que tem algum ganho por, numericamente, sair vitorioso no TSE, é um grande engano. A crise só se agrava, pois o Supremo Tribunal Federal prepara uma denúncia muito forte com crimes cometidos durante o mandato", disse.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleições 2014JustiçaMichel TemerTSE

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo