Brasil

Joaquim Barbosa para presidente em 2018? Talvez

Em palestra ontem, o ex-ministro do STF afirmou que "pode ser" candidato daqui alguns anos.


	O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa
 (Nelson Jr./STF)

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (Nelson Jr./STF)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 21 de maio de 2015 às 10h15.

São Paulo – O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa deixou no ar a possibilidade de se candidatar à Presidência da República em 2018.

Durante uma palestra ministrada ontem, um dos participantes perguntou ao ex-ministro: “O senhor vai nos dar o privilégio de ser o presidente da República em 2018?”.

A resposta foi evasiva. “Tornar-se presidente de seu país é a honra suprema. Mas, em primeiro lugar, é preciso ter vontade e até hoje não tive. Pode ser daqui a alguns anos”, afirmou. A notícia foi publicada pelo jornal Valor Econômico.

De acordo com a publicação, Joaquim Barbosa criticou ainda a atuação de deputados e senadores na política nacional. Para o ex-ministro, os parlamentares chantageiam a presidente.

“O esporte mais praticado pelo Congresso é a vontade de derrotar o Executivo nessa e naquela proposta. Em vez de contribuir propositivamente com políticas públicas, [o Congresso] usa seu poder muito mais para chantagem”, disse. 

Joaquim Barbosa foi o relator do processo do Mensalão no STF, o que lhe rendeu uma legião de fãs e a fama de inimigo da corrupção. O processo é parecido com o que tem ocorrido com o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.

No entanto, Barbosa não é filiado a nenhum partido político e não fala abertamente sobre se candidatar à presidência – até agora.

Acompanhe tudo sobre:Joaquim BarbosaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso