Brasil

Itaquerão: Câmara aprova isenção fiscal em segundo turno

Benefício está atrelado à abertura da Copa do Mundo de 2014

A proposta original, de autoria do prefeito Gilberto Kassab, havia passado pela votação em primeiro turno na última quarta (Fernando Moraes/VEJA São Paulo)

A proposta original, de autoria do prefeito Gilberto Kassab, havia passado pela votação em primeiro turno na última quarta (Fernando Moraes/VEJA São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2012 às 13h56.

São Paulo - Foi aprovado em segundo turno na Câmara Municipal de São Paulo, na noite desta sexta-feira, o projeto de lei 288/2011, que concede isenção de IPTU e ISS no valor de 420 milhões de reais ao Corinthians para a construção de seu estádio em Itaquera, zona leste da capital paulista. Como o site de VEJA adiantou, graças a uma negociação política, o texto original recebeu um novo item para assegurar que o benefício seja concedido somente se o chamado “Itaquerão” for a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. Dos 55 vereadores, 39 disseram sim ao projeto.

A proposta original, de autoria do prefeito Gilberto Kassab, havia passado pela votação em primeiro turno na última quarta. Durante as 48 horas de intervalo entre os dois turnos, o vereador Gilberto Natalini (sem partido) negociou com o prefeito a inclusão de um parágrafo afirmando que “os incentivos fiscais ficam condicionados à realização efetiva do evento e jogo de abertura da Copa”, conforme adiantado pelo site de Veja. A prefeitura inicialmente era contra, mas cedeu no último momento.

Confusão - A demora para definir como seria o texto final apoiado pelo Executivo provocou confusão no plenário. O líder do governo, Roberto Trípoli (PV), lançou mão de uma manobra para conseguir fazer com que o substitutivo da prefeitura fosse o primeiro a ser votado – e cancelasse a votação dos demais. Para isso ocorrer, apresentou o texto por último, o que, segundo o regimento, o torna prioritário.

Assim que o texto foi lido no plenário, Trípoli afirmou que o governo não era favorável à condição de a abertura ser no Itaquerão para conceder a isenção ao Corinthians. Em seguida, Natalini desfez o mal-entendido, lembrando que, após a concordância do prefeito, o item foi inserido ao projeto. “Condicionamos isso para que ninguém dê uma rasteira em São Paulo. A isenção só vai começar a valer em 2014, logo, se em outubro a Fifa não confirmar a abertura aqui, o benefício não vale”, destacou. “Não vamos financiar o estádio, mas a presença da Copa em São Paulo”.

Com a mudança, recebeu mais três votos contrários em relação ao primeiro turno – os vereadores Abou Anni (PV), Antonio Carlos Rodrigues (PR) e Antonio Donato (PT) se abstiveram na primeira votação. No placar final, houve 39 votos favoráveis, 15 contrários e nenhuma abstenção. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Gilberto Kassab.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaEsportesFutebolImpostosCopa do MundoItaquerãoIncentivos fiscais

Mais de Brasil

Lula diz que enviará novamente ao Senado indicação de Jorge Messias ao STF

Anvisa autoriza funcionamento de fábrica da Ypê em São Paulo

Atlas: Lula tem vantagem de 29 pontos contra Flávio no 1º turno no Rio Grande do Norte

Atlas: Samanda Alves e Styvenson lideram disputa ao Senado no Rio Grande do Norte