Brasil

Ipea lança estudo sobre as relações Brasil-China

Relações bilaterais entre os dois países formam um documento novo sobre a diplomacia

Texto apresenta o histórico do comércio Brasil-China, destacando a concentração das exportações brasileiras em produtos básicos (Getty Images)

Texto apresenta o histórico do comércio Brasil-China, destacando a concentração das exportações brasileiras em produtos básicos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 07h08.

Brasília - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta hoje (8) o segundo de uma série de três estudos que têm como tema os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), com enfoque na China. Será às 10h, na sede da instituição em Brasília.

O Comunicado Ipea é sobre as relações bilaterais Brasil-China, a ascensão da China no sistema mundial e os desafios para o Brasil. O documento inédito foi encomendado ao Ipea pelo Ministério das Relações Exteriores e será entregue aos membros do governo e empresários integrantes da comitiva que visitará a China com a presidenta Dilma Rousseff, a partir da próxima segunda-feira (11).

O texto apresenta o histórico do comércio Brasil-China, destacando a concentração das exportações brasileiras em produtos básicos, e aponta oportunidades e ameaças. O comunicado propõe ainda estratégias disponíveis para o governo enfrentar os desafios da ampliação das relações com os chineses.

A cúpula do Bric será realizada quinta-feira (14) na cidade chinesa de Sanya.

Acompanhe tudo sobre:BricsChinaDiplomacia

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista