Brasil

Ilha Solteira operava desde junho abaixo da cota

Segundo secretário Mauro Arce, usina opera desde o início de junho com o reservatório abaixo da cota mínima


	Vertedouro da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira é a maior usina da CESP
 (CESP/Divulgação)

Vertedouro da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira é a maior usina da CESP (CESP/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 20h40.

Nazaré Paulista - A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira opera desde o início de junho com o reservatório abaixo da cota mínima, afirmou nesta quinta-feira (21) o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce.

Uma liminar dada pela Justiça Federal de Jales (SP) a associações de criadores de peixes determinou que a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e o Organizador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deixem de gerar energia abaixo da cota mínima, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

A medida visa a garantir a atividade indispensável para o sustento das famílias.

De acordo com o secretário, o consumo da água para geração de energia levou o reservatório a um nível crítico, baixando 32% da capacidade total.

A cota mínima é de 328, mas a operação ocorre com conta de 321. "As águas baixaram tanto que tivemos de reposicionar os sistemas de captação de algumas cidades paulistas", disse o secretário.

Segundo ele, apesar da decisão judicial, até a tarde desta quinta-feira a usina operava normalmente. Até aquele momento, a Cesp ainda não havia sido notificada.

Arce disse que a situação dos reservatórios é complicada em todo o Sudeste e atingiu níveis críticos também nos rios Grande e Parnaíba.

Órgãos do governo paulista acusaram o ONS de dar prioridade à geração de energia, causando a queda no nível do reservatório que levou à paralisação do transporte pela hidrovia Tietê-Paraná, em Araçatuba.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) vai cumprir a decisão judicial - e descartou um recurso do governo estadual para reverter a medida.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaHidrelétricasServiçosUsinas

Mais de Brasil

Eder Mauro tem 30,7%; Normando, 19,6%; e Edmilson Rodrigues, 14%, em Belém, aponta pesquisa Futura

Lewandowski diz que governo só apresentará PEC da Segurança Pública após Lula consultar governadores

TCU entende que Lula pode ficar com relógio de luxo recebido antes de mudança na regra de presentes

PGR aciona STF e pede suspensão das emendas Pix

Mais na Exame