Brasil

IFRJ promove ação que divulga cursos gratuitos na Baixada

Principal objetivo do evento é despertar a população para os cursos gratuitos oferecidos no instituto em Nilópolis e divulgar a cultura e a ciência na região


	 Principal objetivo do evento é despertar a população para os cursos gratuitos oferecidos no IFRJ
 (Facebook/Unila)

Principal objetivo do evento é despertar a população para os cursos gratuitos oferecidos no IFRJ (Facebook/Unila)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 13h39.

Rio de Janeiro - Professores, servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) promovem, até o fim da tarde de hoje (30), o segundo IFRJ em Movimento, em Nilópolis, na Praça Vereador Orlando Hungria (Praça do Estudante), na Baixada Fluminense.

O principal objetivo do evento é despertar a população para os cursos gratuitos oferecidos no instituto em Nilópolis e divulgar a cultura e a ciência na região.

Serão oferecidas diversas atividades como oficinas de Libras e biologia, atividades sobre educação alimentar, cooperativa de reciclagem, além do incentivo à doações de livros.

De acordo com a professora e organizadora da IFRJ em Movimento, Giselle Rôças, as pessoas não sabem da existência da instituição e muitas têm preconceito pelo fato de a instituição ser na Baixada Fluminense.

"A gente tem três campi na Baixada Fluminense: Caxias, Mesquita e aqui em Nilópolis, e a população não conhece. Queremos que as pessoas venham se inscrever e queremos mostrar também como isso tudo está integrado.

Há um certo preconceito porque a instituição é na baixada e as pessoas acham que o ensino vai ser mais fraco e quando conhecem a instituição elas percebem que não é isso", explicou ela.

Segundo a professora, no primeiro movimento, a equipe do IFRJ recebeu cerca de 300 pessoas, e a expectativa para o evento de hoje é que mais pessoas visitem o espaço.

Durante a programação, os alunos e professores vão fazer mostra de insetos e bactérias, apresentações culturais e exposições de matemática.

São oferecidos alguns cursos como o de mestrado em ensino de ciência, lato sensu em gestão ambiental, e linguagens artísticas, licenciaturas em química, física e matemática, bacharelado em produção cultural, além de cursos do ensino médio técnico.

Há diversas formas de ingresso no IFRJ. "Seja por meio do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] e alguns cursos se dão por processo seletivo interno", explicou Giselle Rôças. O instituto atende a cerca de 15,6 mil alunos e oferece 32 cursos de ensino médio técnico, 19 cursos de graduação, oito cursos de especialização e quatro de mestrado.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCursos técnicosEnsino públicoMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Gramado suspende desfile de Natal Luz após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo