Brasil

IBGE: inflação pelo IPCA-15 é de 0,31% em setembro

O resultado superou o teto das estimativas dos analistas, que esperavam inflação entre 0,14% e 0,30% em setembro

Os alimentos subiram 0,30% no indicador de setembro e foram a principal contribuição para o aumento do IPCA-15 (.)

Os alimentos subiram 0,30% no indicador de setembro e foram a principal contribuição para o aumento do IPCA-15 (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Rio de Janeiro - A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) foi de 0,31% em setembro, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em agosto, o indicador havia registrado deflação de 0,05%. O resultado divulgado hoje superou o teto das estimativas dos analistas, que esperavam inflação entre 0,14% e 0,30% em setembro, com mediana de 0,24%. Com o resultado, o IPCA-15 acumula alta de 3,53% em 2010 e 4,57% nos 12 meses encerrados em setembro.

Após registrarem uma queda de 0,68% no IPCA-15 de agosto, os alimentos subiram 0,30% no indicador de setembro. Com o aumento apurado este mês, os alimentos foram a principal contribuição (0 07 ponto porcentual) para a alta de 0,31% no IPCA-15. No mês passado, os alimentos haviam contribuído taxa negativa de 0,15 ponto porcentual para a deflação de 0,05% do índice.

Segundo o documento de divulgação da pesquisa, o item carnes, cujos preços ficaram 3,40% mais caros, liderou a lista dos principais impactos de alta no IPCA-15 em setembro. Outros importantes aumentos de preços foram apurados em óleo de soja (de -0,01% em agosto para 5,08% em setembro), açúcar cristal (de -8,10% para 4,83%), frutas (de 0,82% para 3,17%), farinha de trigo (de 0,70% para 2,51%) e pão francês (de 0,04% para 2,11%).

Leia mais notícias sobre inflação

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilInflaçãoDesenvolvimento econômicoCrescimento econômico

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP instala gabinete de crise após chuvas de perigo extremo

Eleição para governo de Minas tem indefinição de nomes e pressão de Lula

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo