Brasil

Ibama suspende Belo Monte até exigências serem atendidas

Sem a licença do Ibama, a empresa Norte Energia fica impedida de encher o reservatório e dar início à geração de energia no empreendimento


	Usina de Belo Monte: o documento do Ibama enumera 12 exigências que precisam ser comprovadas pela concessionária responsável
 (Divulgação/Exame)

Usina de Belo Monte: o documento do Ibama enumera 12 exigências que precisam ser comprovadas pela concessionária responsável (Divulgação/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 19h58.

Brasília - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu parecer em que nega a emissão da licença de operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, até que a concessionária Norte Energia, responsável pela usina, comprove o cumprimento de todos os itens previstos no programa de compensações ambientais.

Sem a licença, a empresa fica impedida de encher o reservatório e dar início à geração de energia no empreendimento.

O documento do Ibama enumera 12 exigências que precisam ser comprovadas pela empresa, como a implantação de oito pontes para adequar o sistema viário de Altamira, obras de saneamento nas cidades de Ressaca e Garimpo do Galo, remanejamento de populações de áreas que serão alagadas, além da limpeza de resíduos na área do futuro lago.

A Norte Energia afirmou, por meio de nota, que os itens apontados estão concluídos e que a comprovação será feita ainda nesta semana.

“Como, por exemplo, as obras de acesso viário, a supressão de vegetação e a parte de saneamento, necessitando apenas que seus registros fotográficos sejam enviados ao Ibama”.

Segundo a empresa, a comprovação será feita por meio de mapas de localização das interferências, descrição das obras e fotos.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEmpresasEnergia elétricaHidrelétricasIbamaMeio ambienteUsinas

Mais de Brasil

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Vendavais podem atingir grande parte do Nordeste e Sul; veja previsão

Mais na Exame