Exame Logo

Ibama publica aceite a usina a carvão da Tractebel

Usina Termelétrica Pampa Sul será construído no município de Candiota (RS)

Turbinas de energia eólica operam em um campo da Tractebel Energia em Beberibe (Adriano Machado/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 18h21.

São Paulo - O Ibama tornou público o edital de aceite e a disponibilização do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Usina Termelétrica Pampa Sul, projeto desenvolvido pela Tractebel a ser construído no município de Candiota (RS).

No início desta semana, o diretor financeiro e de Relações com Investidores da Tractebel, Eduardo Sattamini, afirmou que a companhia avaliava a possibilidade de incluir o empreendimento no próximo leilão A-5, a ser realizado em setembro.

Veja também

O projeto, segundo o Ibama, prevê a instalação de duas máquinas de 340 MW de capacidade de geração (680 MW no total), além da construção de dois reservatórios para captação de água no rio Jaguarão, em Candiota.

No início da semana, a Tractebel informou que a usina teria capacidade inicial de 350 MW, mas condições para alcançar 600 MW.

A usina será abastecida por carvão. "Com tecnologia de combustão a leito fluidizado, propõe utilizar o carvão mineral da Grande Jazida Candiota como combustível principal", destaca o Ibama ao informar detalhes do projeto.

Sattamini afirmou no início da semana que a viabilização de projetos a partir de carvão natural está vinculada à definição de um preço-teto na casa de 225/MWh em novos leilões.

Após a publicação do edital de aceite do Ibama, serão realizadas três audiências públicas para a apresentação e discussão do projeto, nos dias 11, 12 e 13 de agosto, nos municípios de Candiota, Hulha Negra e Bagé.

Acompanhe tudo sobre:CarvãoEmpresas abertasEngieIbamaServiçosUsinas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame