Brasil

Heitor Martins pode ser o novo presidente do Masp

Conselho do museu deve anunciar em breve a formação de sua nova diretoria, que deve substituir a equipe de Beatriz Pimenta Camargo


	Prédio do MASP, a Avenida Paulista: museu é considerado o principal acervo artístico da América Latina
 (Fernando DallAcqua/Wikimedia Commons)

Prédio do MASP, a Avenida Paulista: museu é considerado o principal acervo artístico da América Latina (Fernando DallAcqua/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 09h47.

São Paulo - O Conselho do MASP se reuniu nesta quinta-feira, 10, em busca de uma solução para sua crise e deve anunciar em breve a formação de sua nova diretoria, que deve substituir a equipe de Beatriz Pimenta Camargo, atual presidente da instituição.

O ex-presidente da Bienal de São Paulo, Heitor Martins, é o nome mais cotado para assumir o comando do museu, considerado o principal acervo artístico da América Latina.

"Tenho pessoal admiração pelo MASP, o mais visitado da cidade, e o maior desejo de contribuir de forma mais adequada neste momento, mas dentro de um programa que faça sentido", disse Martins, que, junto a uma equipe formada pelo colecionador Miguel Chaia, trabalha há dois meses na análise da situação do museu.

A mudança da diretoria é uma meta da atual presidente desde que assumiu o cargo há um ano. A renovação da diretoria e do conselho, aliada à ajuda de bancos (Itaú e Bradesco), que podem captar ajuda financeira para pagar a dívida do museu, calculada em R$ 10 milhões, deve possibilitar à curadoria da instituição promover mostras internacionais para as quais faltam recursos.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse ao jornal O Estado de S.Paulo que "não pode agir diretamente", pois o MASP não é um museu ligado ao MinC, mas que seu ministério está atento aos problemas do museu e tentando "abrir portas" para o saneamento de sua crise financeira. Sua dívida de R$ 10 milhões diz respeito a atrasos na conta de luz, ações judiciais e outras causas, que dificultam obter recursos das leis de incentivo à cultura.

Acompanhe tudo sobre:MaspMuseusPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Lira encerra mandato na presidência da Câmara e diz que não terá problemas em voltar a ser deputado

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora