Acompanhe:

Guimarães diz que base aliada aprova medidas econômicas

Segundo líder do governo na Câmara, é unânime a opinião dos partidos da base aliada em relação ao ajuste fiscal por entender a necessidade das medidas

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Partidos da base assinam manifesto em defesa de Dilma
 (José Cruz/Agência Brasil)

Partidos da base assinam manifesto em defesa de Dilma (José Cruz/Agência Brasil)

C
Carolina Gonçalves

Publicado em 15 de setembro de 2015 às, 16h28.

Brasília - O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) disse hoje (15) que há unanimidade entre partidos da base aliada que, mesmo com divergências pontuais em relação ao pacote econômico anunciado pelo governo, vê a necessidade das medidas, diante do atual cenário do país.

“No fundamental todos se dispuseram a dialogar nas suas bancadas, convidar os ministros e dialogar com governadores. Houve um posicionamento unânime sobre a necessidade das medidas. Qual o tamanho e impacto delas? Vamos iniciar o dialogo quando os projetos de lei e medidas provisórias entrarem em tramitação aqui na Casa”, afirmou.

José Guimarães conversou com jornalistas depois de encontro entre líderes governistas e a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Dilma convidou os parlamentares para explicar detalhes da estratégia do governo para retomar o crescimento da economia.

Segundo o líder do governo, ficou claro que o ambiente é do diálogo.

“É claro que as medidas precisam e serão aprovadas com muito diálogo. Se o país tiver uma compreensão melhor, elas poderiam ser aprovadas por unanimidade, porque são medidas justas que não retiram um direito. Nós estamos preservando até o reajuste dos servidores”, afirmou.

Ele reagiu ao discurso da oposição que criticou a possibilidade da recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). PSDB e DEM atacaram a volta da cobrança, dizendo que a sociedade não aceita mais aumento da carga tributária.

Os líderes dos partidos chegaram a afirmar que a arrecadação com a contribuição representa o maior volume do pacote anunciado pela equipe econômica.

“Foi dito que 70% é imposto. É meio a meio. O governo cortou em demasia na própria carne”, afirmou o petista. Guimarães garantiu que o tributo é necessário e provisório.

“Não queremos para a eternidade. É provisório para necessidade de caixa do governo e vinculando à Previdência”, completou.

Na reunião com os parlamentares, Dilma recebeu das mãos de presidentes e líderes de partidos governistas uma carta assinada pelo PMDB, PcdoB, PP, PSD e PROS, em defesa do mandato da petista.

José Guimarães afirmou que o documento não é uma reação à oposição que lançou, há cinco dias, um movimento pró-impeachment.

“Nossa agenda não é a dos conspiradores, mas a do crescimento e das medidas”, afirmou. O deputado cobrou explicações da oposição sobre o porquê são contrários às medidas anunciadas pelo governo.

“Nos tempos do FHC [Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso], o PT sempre apresentou alternativas para o país na área econômica. A agenda do rami-rami é uma agenda que não dá conta das tarefas e das responsabilidades que todos temos que ter neste momento”, afirmou.

Últimas Notícias

Ver mais
Após encontro com Lula, Macron vai ao Congresso se reunir com Pacheco
Brasil

Após encontro com Lula, Macron vai ao Congresso se reunir com Pacheco

Há 5 horas

Perse: governo apresenta projeto para limitar programa a 12 setores de eventos e diminuir incentivos
Economia

Perse: governo apresenta projeto para limitar programa a 12 setores de eventos e diminuir incentivos

Há 18 horas

Câmara analisa PL que torna repelente contra insetos bem indispensável
Brasil

Câmara analisa PL que torna repelente contra insetos bem indispensável

Há um dia

Bolsonaristas têm 1ª derrota na Comissão de Educação e Nikolas pede por mudança nos membros
Brasil

Bolsonaristas têm 1ª derrota na Comissão de Educação e Nikolas pede por mudança nos membros

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais