Brasil

Número do chassi: o que é e como consultar?

É possível consultar o chassi de diferentes formas. Veja onde

 (Marcelo Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil)

(Marcelo Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 11 de novembro de 2024 às 09h00.

Você sabe o número do chassi do seu veículo de cor? Se a resposta for não, fique tranquilo, até porque não é uma informação comum de se ter na ponta língua. O chassi existe como um registro de veículos para que ele esteja regulamentado nas leis de trânsito brasileiras e é exigido em situações bem específicas.  

Se você está precisando consultar um chassi por algum motivo, te explicamos onde consultar o número do chassi, o que significa cada parte dele e quem pode consultá-lo. 

O que é o número do chassi?

O número do chassi é uma sequência única de caracteres que todo veículo automotor tem. Podemos dizer que o número do chassi é o CPF de um carro. Também conhecido como Número de Identificação do Veículo (VIN), é ele o responsável por identificar o registro de um veículo, contendo informações sobre sua fabricação, características, modelo e afins. 

Em casos de roubos, é comum ouvir que o chassi foi raspado ou alterado. Essa prática criminosa é feita para que o veículo não seja identificado em caso de apreensão. Também acontece na venda de veículos por pessoas de má-fé, que alteram os números para apontar no sistema que o carro é mais novo, por exemplo. 

O que significa cada parte do número do chassi?

O número do chassi tem um padrão, e é composto por 17 caracteres, que incluem letras e números. Cada parte dele tem um significado específico, veja no detalhe: 

  • Os três primeiros caracteres: significa “World Manufacturer Identifier (WMI)”, é a sequência que identifica o fabricante do veículo;
  • Cinco caracteres seguintes: fornecem detalhes sobre o modelo, tipo de carroceria e características do veículo;
  • Os caracteres de 9 a 17: referem-se a informações como o ano de fabricação, o local de montagem e a sequência de produção.

Onde consultar o número do chassi?

Existem algumas formas de consultar o número do chassi, veja como: 

  1. No veículo: a sequência numérica geralmente fica gravada em alguma estrutura do veículo, como na parte inferior do para-brisa;
  2. Na documentação: o número do chassi também pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e no Certificado de Propriedade do Veículo (CRV);
  3. Por consulta: órgãos como o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e os Detrans estaduais oferecem serviços online para consulta de informações relacionadas ao veículo, utilizando o número do chassi.

Quem pode saber o número do chassi de um carro?

Visto que o chassi pode ser consultado de diferentes formas, esse número pode ser considerado uma informação pública, desde que a pessoa que esteja consultando tenha os dados necessários do veículo. 

Mas, vale lembrar que para ter acesso a informações mais detalhadas, como o histórico do veículo, restrições, multas e afins, o número do chassi não é o suficiente para a consulta. Essas informações estão restritas ao proprietário do veículo e às autoridades. 

É possível fazer remarcação de chassi? 

Para quem teve o número do chassi do veículo danificado de alguma forma, seja uma tentativa de alteração em roubo de carro recuperado e até casos de chassi danificado por ferrugem, o Detran disponibiliza um serviço de remarcação de chassi. 

Veja as etapas para fazer a remarcação: 

  1. Apresentação da documentação: com horário marcado nas unidades indicadas pelo Detran do seu estado; 
  2. Pagamento da taxa de revistoria: a taxa é emitida depois da expedição de autorização da remarcação do chassi; 
  3. Agendamento da revistoria: agende a vistoria em locais autorizados pelo Detran;
  4. Taxa de autorização: após a revistoria, pague a taxa de autorização para que a remarcação do chassi seja feita; 
  5. Remarcação do chassi: marque um horário e compareça a uma empresa credenciada pelo Detran para realizar o procedimento; 
  6. Revistoria do chassi: após a remarcação, volte a vistoria para checagem do procedimento. Essa visita não é cobrada, está inclusa na primeira taxa paga; 
  7. Emissão dos novos documentos: pague a taxa de emissão do CVR e CVRL com o chassi remarcado. 

 

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

Avião de pequeno porte cai, explode na praia e mata 2 pessoas em Ubatuba, litoral de SP

Inmet emite alerta de 'grande perigo' enquanto chuva atinge 18 estados; veja previsão

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta