Do total, 107 desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em outros dois aviões da FAB (Ministério das Relações Exteriores/Agência Brasil)
Redação Exame
Publicado em 11 de outubro de 2023 às 06h42.
Última atualização em 11 de outubro de 2023 às 06h43.
O avião de repatriação de brasileiros em Israel pousou em Brasília durante a madrugada desta quarta-feira, 11. O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira, 10, durou cerca de 14 horas.
A aeronave da FAB, modelo KC-30, chegou com 211 passageiros. Do total, 107 desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em outros dois aviões da FAB.
Até o próximo domingo, 15, outros cinco voos devem sair do Brasil para repatriar os brasileiros. Segundo informações da Globo News, a prioridade serão para crianças, pessoas com deficiência ou enfermos.
Quinta-feira: avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).
Sexta-feira: avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
Sábado: avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira, 10, que o governo trabalha para repatriar todos os brasileiros que estiverem na região do conflito entre Israel e Hamas e solicitarem a volta ao Brasil. Ele também falou em "fazer todo o possível para o processo de paz".
Lula se manifestou por meio de seu perfil no X, novo nome do Twitter.
"O primeiro voo com 211 passageiros decolou de Tel-Aviv, em ação de repatriação dos brasileiros. Estão previstos mais cinco voos até domingo. O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região", disse o presidente da República.
Serão usadas seis aeronaves para buscar os cidadãos, em sua maioria turistas em Tel- Aviv e Jerusalém. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores anunciou que os sobrevoos da FAB para repatriação de brasileiros foram autorizados por Israel. A pasta disse ainda está "acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina". Pelo menos mil brasileiros devem ser resgatados até sábado. A operação deve se repetir na próxima semana.
Diante da guerra entre Israel e Hamas, o Itamaraty afirmou que a repatriação vai contar com dois KC-30 com suporte de 238 passageiros, dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada um, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada uma.