Brasil

Governo de RO: Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério vão disputar 2º turno das eleições 2022

Terceiro maior colégio eleitoral do Norte do país, o estado de Rondônia teve seis nomes disputando o cargo de governador nas eleições de 2022

Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogérios vão disputar o 2º turno em Rondônia (Coronel Marcos Rocha/Divulgação/Waldemir Barreto/Agência Senado)

Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogérios vão disputar o 2º turno em Rondônia (Coronel Marcos Rocha/Divulgação/Waldemir Barreto/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2022 às 20h21.

Última atualização em 2 de outubro de 2022 às 20h54.

Os candidatos Coronel Marcos Rocha (União) e Marcos Rogério (PL) vão disputar o segundo turno das eleições 2022 para o governo de Rondônia, de acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 91,21% das urnas apuradas, Rocha obteve 38,80% dos votos válidos e Rogério recebeu 36,83%. Em terceiro ficou Léo Moraes (Podemos) com 14,40%.

Clique aqui para ver o resultado das eleições 2022 no Brasil e em todos os estados

Em 2018, a decisão foi decida em segundo turno entre Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e Expedito Júnior (PSD), sendo Rocha o vencedor do confronto.

VEJA O RESULTADO COMPLETO DA VOTAÇÃO EM RONDÔNIA

yt thumbnail

Terceiro maior colégio eleitoral da Região Norte, o pleito no estado de Rondônia em 2022 teve seis nomes disputando o cargo de governador:

  • Comendador Val Queiroz (Agir)
  • Coronel Marcos Rocha (União Brasil)
  • Daniel Pereira (Solidariedade)
  • Léo Moraes (Podemos)
  • Marcos Rogério (PL)
  • Pimenta de Rondônia (PSOL)

Quando é o segundo turno?

Para o cargo de governador, quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, a eleição vai para o segundo turno. Em 2022, a segunda etapa de votação é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.

Não foi votar? Como justificar ausência do voto

Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

Quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo?

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode e deve votar no segundo turno. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Isso significa que uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.

Quem é obrigado a votar e justificar a ausência

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos.

LEIA TAMBÉM

Leia tudo sobre as eleições 2022
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022Política

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar