Brasil

Governo distribui 4 mil equipamentos de segurança em prisões

Os equipamentos como raio X e detectores de metal serão distribuídos a todos os estados


	Os equipamentos devem atender a 20% da demanda das 1.420 unidades prisionais em todo o país
 (Getty Images)

Os equipamentos devem atender a 20% da demanda das 1.420 unidades prisionais em todo o país (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2015 às 19h01.

Brasília - O Ministério da Justiça anunciou hoje (1º) a aquisição de 4.419 equipamentos de inspeção eletrônica para estabelecimentos prisionais.

Os equipamentos serão distribuídos a todos os estados. Foram adquiridos 121 esteiras de raio X, 564 detectores de metal em versão portal, 2.614 detectores de metal manuais e 1.120 detectores em versão banqueta.

A banqueta substitui a revista íntima, com o revistado sentado em um banco que faz a detecção de objetos, eliminando a necessidade da revista na qual a pessoa tem que tirar toda a roupa.

A banqueta de raio X detecta objetos metálicos, como explosivos, aparelhos ou chips de celular, armas brancas e de fogo.

“São equipamentos de alta tecnologia, que visam a dar mais segurança aos presídios, sem permitir que celulares e armas entrem, evitando o constrangimento daqueles que vão visitar os internos e as situações vexatórias para as pessoas”, explicou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Segundo o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Renato Devitto, os estados vão receber os equipamentos e ficarão responsáveis pela manutenção e ajuste da rede elétrica, especialmente para os equipamentos de maior porte.

Ele informou que os equipamentos devem atender a 20% da demanda das 1.420 unidades prisionais em todo o país. Serão três lotes, entregues em agosto, outubro e novembro de 2015.

Acompanhe tudo sobre:GovernoJustiçaPrisõesseguranca-digital

Mais de Brasil

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana