Flávio Bolsonaro: filho de Jair Bolsonaro deve encontrar o presidente dos Estados Unidos na próxima segunda-feira. (Saulo Cruz/Agência Senado/Flickr)
Publicado em 21 de maio de 2026 às 11h29.
Última atualização em 21 de maio de 2026 às 15h43.
O senador e pré-candidato à presidência, Flávio Bolsonaro (PL), deve viajar aos Estados Unidos na próxima semana, para uma visita à Casa Branca, onde tem a intenção de se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação é do site Claudio Dantas e foi confirmada à EXAME por membros do entorno da campanha de Flávio. Não há confirmação, no entanto, da Casa Branca.
O objetivo da viagem seria uma tentativa de mostrar a reaproximação do pré-candidato com o líder americano após a divulgação de áudios que relacionam o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro com o banqueiro Daniel Vorcaro, preso durante a investigação do caso Master, que apura fraudes financeiras.
Pessoas próximas ao senador afirmam reservadamente que tratativas para uma reunião entre ele e Trump já existiam, embora reforcem que, agora, há um convite de Trump. O presidente dos EUA recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de maio.
Questionada, a Casa Branca não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Na última quarta-feira, 20, o marketeiro responsável pela campanha de Flávio à presidência, o publicitário Marcello Lopes, deixou o projeto do senador. Em seu lugar, assume o publicitário Eduardo Fischer, autor de campanhas como a "Brahma nº1".
Em nota, Lopes informou que se reuniu durante a tarde com o senador para comunicar que não seguirá na coordenação da campanha eleitoral e que a decisão ocorreu por motivos profissionais e pessoais. Segundo o comunicado, ele pretende direcionar atenção à própria empresa e retornar aos Estados Unidos para cumprir compromissos familiares.
Nesta semana, uma pesquisa da AtlasIntel mostrou uma queda das intenções de voto de Flávio, desencadeando uma crise na campanha. Ontem, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, veio a público negar informações de que a sigla havia dado 15 dias para que a campanha reagisse à má fase.
O site Intercept Brasil publicou mensagens que mostram conversas entre Flávio Bolsonaro e Vorcaro para marcar encontros. O senador confirmou os contatos, mas negou irregularidades.
Investigadores avaliam que o avanço das apurações reduz a margem para um acordo considerado vantajoso para o banqueiro. A colaboração premiada prevê mecanismos como confissão de crimes, pagamento de multa e entrega de provas, em troca de possíveis benefícios judiciais, incluindo redução de pena.
Antes das negociações, Vorcaro havia solicitado transferência da Penitenciária Federal de Brasília e garantias de proteção para familiares.
Na semana passada, a Polícia Federal prendeu Henrique Vorcaro, pai do banqueiro. Ele é investigado sob suspeita de atuar como operador financeiro da “Turma”, grupo apontado pelas autoridades como braço armado da suposta organização criminosa atribuída ao dono do Banco Master.
Segundo a PF, Henrique também teria atuado como “demandante e beneficiário” de ações do grupo voltadas à intimidação de adversários de Daniel Vorcaro.
As investigações ainda apontam que o banqueiro teria utilizado uma conta bancária do pai para ocultar R$ 2,2 bilhões de credores e vítimas das fraudes financeiras investigadas. A defesa de Henrique Vorcaro declarou considerar a prisão “grave” e “desnecessária”.