Brasil

Fim do IPVA para motos de até 180 cilindradas é aprovado em SP

Medida pode beneficiar até 4,3 milhões de motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 21h23.

Última atualização em 17 de dezembro de 2025 às 21h26.

Tudo sobreIPVA
Saiba mais

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira, 17, o projeto de lei do Governo de São Paulo que pode isentar até 4,3 milhões de motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas, de propriedade de pessoas físicas, do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A isenção começará a valer em 1º de janeiro de 2026 para veículos com registro e licenciamento regular. A medida beneficia milhões de motociclistas, especialmente aqueles que utilizam a moto como ferramenta de trabalho, como entregadores e prestadores de serviços.

O governador Tarcísio de Freitas destacou: “Estamos promovendo um alívio real no orçamento de milhões de famílias paulistas. A moto é, para muitos trabalhadores, uma ferramenta de sustento e de mobilidade. Ao isentar quase 80% da frota do IPVA, o Estado reconhece essa realidade e atua com responsabilidade social e fiscal. Fica meu agradecimento aos parlamentares pela sensibilidade e aprovação deste projeto.”

Com a aprovação, o número de motos isentas de IPVA no Estado aumentará para 4,3 milhões, representando 76,3% da frota total, que é de 5,7 milhões de motocicletas.

O projeto altera a Lei nº 13.296/2008, que regulamenta o IPVA no Estado. Após ser aprovado pela Alesp, o texto segue para a sanção do governador Tarcísio de Freitas. A iniciativa considera o papel social e econômico das motocicletas no Estado e foi elaborada com base nas projeções fiscais, na atualização da Tabela Fipe para 2026 e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sem débito aos PCDs

O mesmo projeto de lei também estabelece o cancelamento dos débitos de IPVA de 2021 para veículos pertencentes a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, além de pessoas com transtorno do espectro autista.

A medida se aplica aos contribuintes que tiveram o pedido administrativo de isenção deferido naquele ano, mesmo que de forma precária. Isso representa uma ação de alívio fiscal para um grupo vulnerável, garantindo o cancelamento das dívidas pendentes.

Acompanhe tudo sobre:MobilidadeMotosEstado de São PauloIPVA

Mais de Brasil

Em encontro com Lula, presidente da Fifa nega boicotes à Copa nos EUA

Lula encontrará Trump em Washington após viagem à Ásia

Lula pede a Trump assento para a Palestina em Conselho da Paz dos EUA

Petrobras corta preço da gasolina em 5,2% e reduz valor para R$ 2,57 por litro