Governo de Minas: Zema lidera com 40%; Kalil tem 22%, mostra pesquisa Ipec

Na sequência, o senador Carlos Viana (PL) tem 5% das intenções de voto na disputa, seguido do ex-deputado Marcus Pestana (PSDB) com 2%
Governo de Minas: Zema lidera com 40%; Kalil tem 22%, mostra pesquisa Ipec (Fotos: divulgação / montagem/Exame)
Governo de Minas: Zema lidera com 40%; Kalil tem 22%, mostra pesquisa Ipec (Fotos: divulgação / montagem/Exame)
E
Estadão ConteúdoPublicado em 16/08/2022 às 09:00.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, tem 40% das intenções de voto do eleitorado mineiro, ante 22% de intenções de voto de seu principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e fique por dentro.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 15, pelo Ipec, instituto de pesquisas que deu lugar ao antigo Ibope, na primeira rodada de levantamentos para quantificar as intenções de voto para governador e senador em Minas Gerais.

O levantamento foi encomendado pela Rede Globo, e as entrevistas com 1.200 pessoas foram realizadas entre 12 e 14 de agosto A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05666/2022.

Na sequência, o senador Carlos Viana (PL) tem 5% das intenções de voto na disputa, seguido do ex-deputado Marcus Pestana (PSDB) com 2%.

Cabo Tristão (PMB), Lorene Figueiredo (Psol e Rede), Vanessa Portugal (Pstu), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Renata Regina (PCB) tiveram 1% no levantamento. Votam em branco e nulo 11% dos eleitores e, 15% do eleitorado mineiro não sabe em quem votar.

LEIA TAMBÉM:

Governo de SP: Haddad tem 29%, Tarcísio, 12%, e Garcia, 9%, mostra Ipec

Governo do RS: Leite lidera disputa ao governo com 32%; Onyx tem 19%, mostra Ipec