Brasil

Governo anuncia programa de atendimento em saúde bucal no SUS

O governo anunciou que investirá R$ 344,3 milhões para credenciar 34 unidades móveis para atender pacientes em regiões de difícil acesso

Saúde bucal: segundo o Ministério da Saúde, a cobertura atual odontológica pelo SUS chega a 4933 municípios, (LuckyBusiness/Thinkstock)

Saúde bucal: segundo o Ministério da Saúde, a cobertura atual odontológica pelo SUS chega a 4933 municípios, (LuckyBusiness/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de julho de 2017 às 11h51.

O governo federal anunciou hoje (20) o investimento de R$ 344,3 milhões para ampliar o atendimento em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os recursos serão usados para credenciar 34 unidades odontológicas móveis que atendem pacientes em regiões de difícil acesso e adquirir 10 mil cadeiras odontológicas e equipamentos com raio-X para os postos de saúde.

As medidas incluem ainda a contratação de 2.299 equipes especializadas em saúde bucal. Parte dos recursos para a compra de equipamentos serão repassados do Fundo Nacional de Saúde e as unidades móveis serão instaladas por meio de financiamento feito pelo Ministério da Saúde.

A medida foi anunciada hoje (20) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao lado do presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. Barros afirmou que este é um investimento "grande e merecido", com o objetivo de renovar a "estrutura do atendimento em saúde bucal no país e reduzir a prevalência de cáries dentárias no país".

Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura atual odontológica pelo SUS chega a 4933 municípios, representando 88% do país, e atende cerca de 104 milhões de brasileiros. A ampliação da estrutura a partir do novo investimento pode elevar o número de atendidos para 11 milhões.

No último ano, foram entregues 267 Unidades Odontológicas Móveis, das quais 112 estão em funcionamento. Com o acréscimo das 34 unidades, a expectativa do ministério é que o atendimento possa chegar a mais de 116 mil pacientes na área rual, em comunidades quilombolas, indígenas, assentadas e a população em situação de rua ou que vive em áreas isoladas.

Acompanhe tudo sobre:Clínicas odontológicasGovernoSaúdeSUS

Mais de Brasil

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?