Brasil

Governo altera normas sobre atividade com explosivos

Fica estabelecido que fabricantes e importadores devem responder os pedidos de rastreamento de explosivos e seus acessórios no prazo de 24 horas


	Rio-2016: as mudanças ainda dispõem sobre escolta para o transporte de explosivos
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Rio-2016: as mudanças ainda dispõem sobre escolta para o transporte de explosivos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2016 às 11h36.

Brasília - O Comando Logístico do Exército publicou no Diário Oficial da União (DOU) duas portarias que alteram as normas relativas às atividades com explosivos e seus acessórios.

As mudanças levam em conta "o registro de ocorrências relativas a desvios de explosivos durante o transporte para utilização em atos ilícitos", "a aproximação da realização dos Jogos Olímpicos de 2016" e "a preservação do interesse público e da segurança social".

Uma das determinações prevê que "as pessoas autorizadas a exercerem atividade com explosivos e seus acessórios devem comunicar ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da Região Militar (SFPC/RM) de vinculação as ocorrências de furto, roubo, perda, extravio, desvio ou recuperação de explosivos e acessórios de sua propriedade ou posse, em até vinte e quatro horas após a ciência do fato".

Também fica estabelecido que os fabricantes e os importadores devem responder os pedidos de rastreamento de explosivos e seus acessórios solicitados pelo Exército no prazo de 24 horas, a contar do recebimento do pedido.

As mudanças ainda dispõem sobre escolta para o transporte de explosivos.

A nova norma sobre atividade com explosivos foi publicada um dia após a Polícia Federal prender no último domingo o 12.º suposto terrorista alvo da Operação Hashtag.

No caso, trata-se de Leonid el Kadre de Melo, de 32 anos, que estava foragido e foi capturado na cidade de Comodoro, em Mato Grosso. Os supostos terroristas são acusados de planejar ações de sabotagem para executar durante a Olimpíada.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisExplosõesExército

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias