Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 14 de novembro de 2024 às 09h00.
Última atualização em 17 de dezembro de 2024 às 10h11.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira, 14, os gabaritos e os Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
A divulgação, que seria no dia 20 de novembro, foi antecipada. O material está disponível no portal do Inep, separado de acordo com as cores dos cadernos e por dia de aplicação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza. Com isso, ela não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes.
A seguir, é possível conferir o número da questão em cada um dos cadernos:
Ao todo, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2024. A taxa de abstenção no segundo dia de provas foi de 30% de inscritos.
A prova é a principal porta de entrada para universidades federais no Brasil, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Para conseguir concorrer às vagas em universidades de todo o País por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é necessário comparecer aos dois dias de provas e não zerar a redação.
A nota do Enem também pode ser utilizada para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, no caso de adultos que não terminaram o ciclo de educação básica.
Os resultados individuais do Enem 2024 serão disponibilizados em 13 de janeiro de 2025. Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem.
A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na Página do Participante do Enem.
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024, por meio da Página do Participante, encerra-se na próxima sexta-feira, 15 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.