Brasil

Fronteira entre Brasil e Venezuela é reaberta após dois anos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fechou as travessias em março de 2020 em meio a uma quarentena nacional, permitindo apenas o transporte de carga

Fronteira Brasil e Venezuela
 (Bruno Kelly/Reuters)

Fronteira Brasil e Venezuela (Bruno Kelly/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 25 de fevereiro de 2022 às 16h33.

Última atualização em 25 de fevereiro de 2022 às 16h49.

A fronteira terrestre entre Brasil e Venezuela foi reaberta nesta quinta-feira após quase dois anos de fechamento devido à covid-19, disseram nesta sexta-feira as autoridades venezuelanas.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fechou as travessias em março de 2020 em meio a uma quarentena nacional, permitindo apenas o transporte de carga.

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

O fechamento impediu dezenas de estudantes venezuelanos de comparecerem às aulas em Pacaraima, no lado brasileiro, e forçou os venezuelanos em busca de alimentos e gasolina a usar travessias ilegais, segundo ativistas locais de direitos humanos

"O presidente Nicolás Maduro instruiu que esta travessia fosse normalizada. Temos uma irmandade de muitos anos com o Brasil", disse Ángel Marcano, governador do estado venezuelano de Bolívar, em declaração transmitida na televisão estatal.

Os turistas brasileiros já estavam reservando excursões ao Parque Nacional Canaima, na Venezuela, disse à Reuters o chefe da câmara de turismo de Bolívar, Odimar Lopez.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroPandemia

Mais de Brasil

PF solicita extensão do prazo para concluir perícia médica de Augusto Heleno

STF forma maioria contra uso do marco temporal na demarcação de terras indígenas

Enel culpa clima e diz que cumpre contrato em SP após pedido de rompimento

CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro