Frio: a temperatura mais baixa foi registrada no parque do Itatiaia, na serra do Rio de Janeiro, onde os termômetros chegaram a marcar - 2,6°C (Fernanda Carvalho/Fotos Públicas)
Agência Brasil
Publicado em 21 de maio de 2018 às 18h44.
Última atualização em 21 de maio de 2018 às 18h44.
Boa parte do Brasil hoje acordou com as mais baixas temperaturas registradas neste ano. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temperatura mais baixa foi registrada no parque do Itatiaia, na serra do Rio de Janeiro, onde os termômetros chegaram a marcar - 2,6°C.
Outras cidades também registraram recorde de baixa temperatura, sobretudo durante a madrugada e a manhã desta segunda (21), como Curitiba (3°C), São Paulo (6°C), Florianópolis (9°C), Cuiabá (11,9°C), Rio de Janeiro (12°C) e Rio Branco (16°C).
No Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio de Janeiro, a queda foi brusca. Em Campos do Jordão, os termômetros chegaram a marcar - 0,3°C.
O CPTEC/Inpe explica que o fenômeno decorre da atuação de uma frente fria que se formou na noite de sexta-feira (18) e se deslocou da região Sul em direção ao Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país durante o fim de semana, trazendo uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em muitas cidades.
"A tendência para os próximos dias é que a temperatura entre em gradativa elevação, porém ainda relativamente mais baixas, principalmente no período da manhã. Ainda na manhã desta terça-feira (22) haverá chance para geada na Serra da Mantiqueira e nevoeiros no Vale", detalha nota do centro.