Brasil

Fórum anticorrupção diz que o crime ameaça a democracia

Essa é a principal mensagem do IV Fórum Global de Combate à Corrupção. O evento ocorreu nesta semana, em Brasilia, em meio a denúncias de propina envolvendo o PT

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 14h49.

A corrupção ameaça a democracia de um país e ainda impõe prejuízos ao crescimento econômico e ao estado de direito. O alerta está na declaração final do IV Fórum Global de Combate à Corrupção, encerrado hoje (10/6) em Brasília.

O encontro, que reuniu 1 800 participantes de 103 países, ocorreu justamente em uma semana em que o governo Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) enfrentaram uma séria denúncia de pagamento de propina a deputados. Depois de tentar barrar a CPI dos Correios, o presidente voltou atrás. Sob muita discussão entre deputados e senadores, a CPI foi instalada na quinta-feira. Lula também anunciou a demissão da direção dos Correios e do Instituto de Resseguros do Brasil, também envolvidos em acusações de corrupção. "Cortaremos a própria carne, se necessário", afirmou o presidente, em seu discurso na abertura do fórum. "Tenho uma biografia a preservar."

Os participantes do Fórum salientaram a importância da ratificação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, como forma de reafirmar os "compromissos com a implementação efetiva das convenções internacionais anticorrupção". O Brasil foi um dos primeiros países a assinar o documento da ONU.

Além de alertar sobre a ameaça à democracia, a declaração final do IV Fórum Global também encoraja os países a "não acolher pessoas e entidades corruptas". Este ano, uma das novidades do fórum foi a participação de representantes da sociedade civil nas oficinas e painéis.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário