Fernando Henrique Cardoso e Lula: não há mágoas (Ricardo Stuckert/PR)
Da Redação
Publicado em 4 de agosto de 2012 às 18h01.
São Paulo - Na véspera de seu aniversário de 80 anos, neste sábado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso detalhou sua relação com o PT e com o também ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva durante balanço de sua carreira em entrevista ao jornal Correio Brasiliense.
Questionado se está magoado com Lula, FHC negou, afirmando que se dá bem com o petista quando se encontram. No entanto, segundo o tucano, a relação dos dois não é mais civilizada porque Lula “deve ter algum problema psicológico”. “Ele tem dificuldade em fazer gestos comigo”, afirmou.
Ainda segundo FHC, o ex-presidente do PT não o felicitou por seu aniversário de 80 anos. A animosidade entre os dois foi detalhada nas respostas seguintes. “Conheço o estilo. Não é que me doa. Mas, do ponto de vista do Brasil, ex-presidente é bom que tenha uma relação civilizada. Infelizmente, não pude ter uma relação mais civilizada com o Lula”, afirmou.
Para Dilma Roussef, no entanto, a avaliação do tucano foi elogiosa. “Eu tenho que dizer com franqueza: a Dilma tem me surpreendido”. FHC afirmou ainda que a presidente “é íntegra” e "menos leniente com desvios". Citou as decisões da presidente de privatizar aeroportos e de convidá-lo para almoço com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como acertadas.
Mesmo com um relacionamento marcado pela gentileza, o tucano disse que ainda é cedo para fazer uma avaliação das decisões políticas da petista. "Isso só com o tempo".
A entrevista foi dada em seu apartamento no bairro de Higienópolis esta semana, em São Paulo. FHC comentou ainda sobre o lançamento do seu site, previsto para este sábado, como parte das comemorações de seu aniversário, afirmando que a internet deve se tornar uma importante frente política no Brasil. "A nossa sociedade se modernizou. As pessoas se modernizaram e as instituições políticas, não".