Brasil

Febre maculosa: quarta morte é confirmada; vítima era adolescente

Conforme a Secretaria de Saúde de Campinas, após apresentar sintomas, a jovem foi internada em um hospital privado no município e morreu no último dia 13

febre maculosa: Ao todo a cidade registra sete casos em 2023 (Smith Collection/Gado/Getty Images)

febre maculosa: Ao todo a cidade registra sete casos em 2023 (Smith Collection/Gado/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 15 de junho de 2023 às 13h46.

Última atualização em 16 de junho de 2023 às 16h06.

Exames do Instituto Adolfo Lutz, ligado ao governo paulista, confirmaram a febre maculosa como causa da morte da adolescente Erissa Nicole, de 16 anos, que esteve em uma festa na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, no dia 27 de maio. É o quarto óbito confirmado por febre maculosa de pessoas que estiveram no evento Feijoada do Rosa, na propriedade no distrito de Joaquim Egídio. A adolescente foi ao local acompanhanda o pai, que é bombeiro e trabalhou no evento.

Conforme a Secretaria de Saúde de Campinas, após apresentar sintomas, a jovem foi internada em um hospital privado no município e morreu no último dia 13. Outros dois casos suspeitos de febre maculosa em pessoas que estiveram na mesma fazenda ainda são investigados.

Um deles é de uma mulher de 40 anos, de Hortolândia, cidade vizinha, que continua hospitalizada. O outro caso é de uma mulher de 38 anos, de Campinas, que também está internada. Ela esteve em outro evento, um show do cantor Seu Jorge, realizado no dia 3 de junho, na Santa Margarida. O artista informou não ter apresentado sintomas da doença, causada por uma bactéria.

A fazenda suspendeu os próximos eventos e ficará fechada por um período de ao menos 30 dias. A empresa de eventos informou que atende às determinações da prefeitura em relação às medidas adotadas para identificar eventuais novos casos entre os frequentadores e prevenir futuras ocorrências.

Nesta quarta-feira, 14, a prefeitura anunciou um conjunto de medidas de enfrentamento à febre maculosa em resposta ao surto da doença na Fazenda Santa Margarida, ampliando as ações para todo o município. Antes do surto atual, a cidade já havia registrado duas mortes por febre maculosa este ano, com infecção em outros locais.

Acompanhe tudo sobre:DoençasFebre maculosa

Mais de Brasil

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos