Brasil

Faixa de pedestres em 'X' começa a funcionar amanhã em SP

Mecanismo é usado em cidades como Tóquio, Chicago e Londres, na Inglaterra. Em SP, faixa ficará no cruzamento das Ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo


	Pedestres: faixa em "X" será implementada no centro de São Paulo
 (Wilson Dias/ABr)

Pedestres: faixa em "X" será implementada no centro de São Paulo (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2014 às 14h11.

São Paulo - Começa a funcionar nessa segunda-feira, 8, a primeira faixa de pedestre em "X" de São Paulo. Esse tipo de mecanismo, na diagonal, é comum em Tóquio, no Japão, e já é adotado em cidades como Chicago, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Na capital paulista, ela ficará no cruzamento das Ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, pouco antes da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no centro.

De acordo com o órgão de trânsito, a faixa em "X" tem como objetivo "facilitar a vida dos pedestres", que, em vez de "efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez". Com a medida, o tempo de travessia para as pessoas a pé no local cairá de cerca de um minuto e meio (89 segundos) para cerca de um minuto (61 segundos).

Haverá a instalação de placas específicas para indicar a nova sinalização viária, além da instalação de novos semáforos para quem anda a pé. A CET divulgou que, ali, os pedestres terão cinco segundos de sinal verde (o que indica que podem começar a travessia) e 18 de vermelho piscante (um aviso para que não se inicie a travessia).

A escolha desse cruzamento se deu após uma pesquisa apontar que por ali passam, em média, mais de 1,7 mil pessoas por hora nos momentos do rush da tarde. Se os testes por ali funcionarem, a ideia poderá ser expandida para outros pontos da cidade.

Acompanhe tudo sobre:CETcidades-brasileirasEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanasao-pauloTrânsito

Mais de Brasil

Número de mortes em acidentes aéreos aumenta 92% em 2024 e é o maior dos últimos 10 anos

Previsão do tempo: temporais atingem RJ, SP e MG; Norte, Sul e Centro-Oeste terão chuva fraca

Queda de avião em Gramado: empresas prestam homenagens a Luiz Galeazzi

O que se sabe e o que falta explicar sobre a queda do avião em Gramado